quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Boa notícia: filhote de macaco muriqui nasce no Zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo.

O macaco muriqui e o filhote
/Foto divulgação
O repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da Agência Estado, José Maria Tomazela, envia de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, uma notícia excelente para todos que gostam dos animais silvestres. O Zoológico de Sorocaba conseguiu, depois de muito esforço, naturalmente, obter em cativeiro um filhote macho do macaco muriqui, também chamado de mono-carvoeiro (Brachyteles aracnóides). O filhote é uma raridade e faz parte de uma espécie ameaçada de extinção por causa, principalmente, da caça e dos desmatamentos. Já vi bandos de macacos muriquis na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e reafirmo que são animais belíssimos de nossa fauna. Este blog parabeniza o Zoológico de Sorocaba pela reprodução dos muriquis.
Conforme a notícia do site do Estadão, "o bebê muriqui nasceu no dia 30 de julho deste ano e nesta quinta-feira, dia 30, foi transferido para recinto aberto à visitação. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, existem apenas 25 exemplares em cativeiro no mundo e o zoo de Sorocaba, que tem sete exemplares, é o terceiro no País a conseguir a reprodução do macaco muriqui. A mãe do bebê é procedente do Parque Estadual Carlos Botelho, na região sul do Estado de São Paulo, e foi trazida para o zoo ainda filhote. O muriqui é o maior primata das América e sua presença na natureza está restrita a fragmentos da Mata Atlântica em São Paulo e Minas Gerais."

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nova espécie de anfíbio é identificada no Paraná

Uma nova espécie de anfíbio anuro, como rãs e sapos, foi identificada na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, região da Mata Atlântica que tem mais de 50%de espécies endêmicas, mas é um dos maiores alvos de depredação do País, informa notícia da agência Reuters. A espécie "Brachycephalus tridactylus", reconhecida oficialmente em junho de 2012 com a publicação de um artigo na revista científica internacional "Herpetologica", foi descoberta em 2007 durante uma pesquisa conduzida pelo biólogo Michel Garey e uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A característica mais evidente que diferenciou esta espécie é que possui apenas três dedos nas patas anteriores, por isso "trydactilus" (três dedos), diferente de outros do gênero "Brachycephalus" que apresentam quatro. Somente encontrado em topos de morros da Mata Atlântica, regiões mais úmidas e frias, a espécie "tridactylus" apresenta coloração alaranjada, com tons de cinza ou verde-oliva nas laterais do corpo e pontos verde oliva na região do ventre.
Garey, que atualmente faz pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto, explica que as pesquisas em topos de montanhas e morros têm aumentado, o que cria oportunidades para a descoberta de novas espécies de anfíbios. Em 2011, aproximadamente 20 novas espécies de anfíbios foram descobertas no Brasil.
A pesquisa realizada na Reserva Natural Salto Morato foi financiada pela Fundação Grupo Boticário, que também mantém a Reserva Natural. (Reuters)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Foto da semana: harmonia.

Foto de Michel Comte
         A fotografia espetacular de Michel Comte mostra a modelo Jamie Rishar e um chimpanzé. A foto da profissional britânica das passarelas, agora em meio à natureza carregando um chimpanzé nas costas, foi feita para um editorial de moda. Nascido em Zurique em 1954, o fotógrafo começou sua carreira na década de oitenta. Parabéns.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CETAC oferece curso de auxiliar veterinário em SP


Aula prática/Foto divulgação
                                               
                                      O Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária (CETAC), com sede no bairro da Aclimação, na Capital paulista, vai oferecer em setembro deste ano um Curso de Auxiliar Veterinário. Uma boa oportunidade para quem gosta dos animais, quem busca uma profissão ou quer ampliar o seu currículo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.cetacvet.com.br.
As aulas terão início em 17 de setembro. Segundo comunicado do CETAC, "além de tornar-se apto para atuar na rotina clínico-hospitalar, o aluno recebe conhecimento e treinamento em Primeiros Socorros". Entre os procedimentos abordados estão queimaduras, picadas em geral, reanimação neonatal, fraturas, convulsões, intoxicações alimentares, envenenamento, ingestão de corpos estranhos, asfixia, hemorragia, parada cardiorrespiratória, afogamento, entre outros. 

Foto divulgação

"A profissão de auxiliar veterinário é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego. O curso ministrado no CETAC é um curso livre e tem como finalidade desenvolver os conhecimentos profissionais do aluno, para que possa auxiliar o médico veterinário na rotina clínica. Mas o curso também é destinado aos amantes de animais que pretendem se aprimorar nos cuidados com seu pet", disse a médica veterinária Elaine Pessuto,  idealizadora do curso e diretora do CETAC.
Serviço:
Curso de Auxiliar Veterinário
 Inscrições pelo site www.cetacvet.com.br
CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária
Tel.: (11) 2305-8666
Local do Curso: Rua Castro Alves, 284 - Aclimação - São Paulo – SP (próximo ao Metrô Vergueiro)
De 17/09/2012 até 26/10/2012 (segunda a sexta-feira)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hospital veterinário público de SP vai ser ampliado

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Reproduzimos reportagem da Agência Brasil

Fernanda Cruz
Repórter Agência Brasil
São Paulo – O único hospital veterinário público do Brasil, destinado a cães e gatos, foi inaugurado há 43 dias na capital paulista e já anuncia a ampliação do espaço físico. O novo prédio, que fica a 200 metros do antigo, se somará ao já existente para que a equipe do hospital eleve a quantidade de atendimentos em 20% a 25%. De acordo com o diretor administrativo do hospital, o médico-veterinário Renato Tartália, tanto para o novo espaço físico quanto para a elevação do número de animais atendidos, não haverá aumento no repasse de verbas. O convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) garante R$ 600 mil mensal por um período de um ano.

Donas aguardam com seus animais
o atendimento no hospital
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O custo do aluguel do novo prédio, segundo o diretor, será R$ 9 mil por mês. Com a ampliação, o hospital passará a ter salas para doenças exclusivas de felinos – endocrinologia, oftalmologia, odontologia – mais duas salas de cirurgia. Tartália conta que o prédio trará um novo fôlego para o trabalho do hospital. "A unidade atual é bem desconfortável para as pessoas, para os animais e, principalmente, para os veterinários e funcionários que trabalham praticamente 12 horas em condições difíceis", disse. Por mês, o hospital, que fica no bairro do Tatuapé (zona leste), atende aproximadamente mil novos casos. No total, são 25 veterinários que se dividem em 40 atendimentos, em média, por dia. A unidade, na verdade, tem capacidade para prestar apenas 33, conta Tartália.  Todos os dias pela manhã, às 8 horas, uma fila de cerca de 25 pessoas se forma em frente ao hospital. São distribuídas senhas e a gerente de atendimento faz a seleção dos casos mais graves, que passam direto pela triagem. Os demais casos são chamados conforme o grau de urgência. Pela tarde, o hospital atende somente casos de emergência, que representam, na maioria, atropelamentos. No mínimo, são atendidos cinco bichos por dia vítimas de atropelamento.
Mesmo diante das dificuldades em atender a alta demanda, a equipe do hospital busca manter o padrão nas consultas. “A maioria dos animais, de 80% a 90%, já faz exames completos logo na primeira consulta. Hemograma, pressão arterial, glicemia”, conta o diretor do hospital. Para conseguir o atendimento, os donos dos bichos de estimação precisam ser moradores da cidade de São Paulo, além de beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Mínima ou provar que não têm condições financeiras de arcar com consultas e tratamentos veterinários. Para isso, a pessoa passa por uma entrevista com a assistente social, que fica todos os dias na unidade, das 7h às 16h.
Gatos têm tratamento especializado/ 
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
O programa é voltado apenas para a população de baixa renda.
O diretor faz um apelo: “Aqueles que podem pagar, continuem indo ao seu veterinário e deixem as vagas para os que não podem.” O público, de acordo com Tartália, além de não dispor de dinheiro para levar seu bicho de estimação a uma clínica particular, é o que mais precisa de orientação do hospital público. Nas periferias da cidade, conta ele, os animais ficam soltos e raramente são vacinados e castrados. 
Cristiane Cerqueira Santos teve seu bichinho atendido no hospital. A auxiliar de limpeza chegou na unidade com Barbie, uma cadela de 1 mês e meio de vida, que nunca conseguiu andar. “Eu vejo ela se arrastando pelo chão e sofro junto”, conta. No hospital público, Barbie passará pelo exame de raio X para que os veterinários definam se ela será operada ou se precisará de uma cadeira de rodas para cães.
Outra cadelinha que passa por tratamento no hospital é Meg, de 3 anos. A dona, a aposentada Maria da Glória Tozato, leva o animal todos os dias, há quase um mês, para tratar uma infecção nos rins. Meg foi uma das primeiras pacientes a receber atendimento. “Se eu tivesse que pagar por isso, nunca conseguiria”, disse Maria.
O hospital atende das 8 horas às 18 horas, de segunda a sábado, na Rua Professor Carlos Zagotis, número 3, no bairro do Tatuapé.
Edição: Carolina Pimentel

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um bocejo especial da onça parda

Onça parda em recinto da Associação Mata Ciliar/Foto de Ricardo Osman
                     

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tratamento de alta tecnologia ajuda a leoa Fafá

Reprodução de página do Diário do Comércio

A leoa Fafá, que vive há 18 anos no zoológico de Brasília, fez exames sofisticados nesta semana, conforme noticiou o Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Reproduzimos aqui a página do Diário com a notícia. A leoa foi submetida a uma tomografia computadorizada. Por se tratar de um animal vigoroso e selvagem, naturalmente que a tomografia exigiu a contenção e a anestesia do animal. A notícia vem reforçar o crescente uso de tecnologia em tratamento de animais.
Aproveito para dar outra notícia nesta área. o Pet Care, hospital veterinário do Morumbi, em São Paulo, conta agora com o equipamento de Radiologia Digital, é uma espécie de Raio-X moderno. Valeu, os bichos aprovam!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Campanha nacional pelo salto com saúde


Reproduzimos aqui a íntegra da carta do Movimento Saltando com Saúde:
"Mônica de Paula era praticante do hipismo clássico, esporte de salto de obstáculos por um conjunto composto de cavalo/cavaleiro.

No dia 04 de fevereiro deste ano de 2012, esta jovem de 21 anos de idade que, assim como tantos outros de sua geração, via em seu futuro um caminho aberto e cheio de energia realizadora - teve seu amanhã brutalmente cortado.

Neste dia, ela foi vítima de um acidente com seu cavalo, deixando a pista do Clube Hípico (em São Paulo) já quase sem vida, para lamentavelmente perdê-la em definitivo a
lguns minutos depois.

Hoje a Monica é uma lembrança e, por oportuno, também um importante alerta aos praticantes desse esporte, trazendo à tona a seguinte pergunta:

É A PRÁTICA DO HIPISMO CLÁSSICO - MODALIDADE SALTO- SUFICIENTEMENTE SEGURA, PARA O CAVALEIRO E PARA O ANIMAL?

Com certeza, as pessoas diferentemente envolvidas e que amam este esporte podem ajudar, e muito, a responder a esta questão e a enfrentar os desafios que dela decorrem.

Se você é uma destas pessoas, estamos te convidando a participar do movimento “Saltando com Saúde”, uma iniciativa de um grupo de pessoas que deseja tornar esta prática esportiva a mais segura e saudável possível.

Para que isso se torne possível, várias são as frentes de atuação a serem encampadas. A primeira delas, no entanto, é justamente conhecer as opiniões das pessoas sobre este tema e também suas experiências, vivências, aspirações e ansiedades.

Que tal? Você está conosco?

Então procure responder da maneira mais franca possível às perguntas desta pesquisa. Com apenas alguns minutos de seu precioso tempo, você já estará ajudando a construir um novo conceito no cenário hípico nacional, focado na saúde e na segurança daqueles que o praticam.

Clique no link acima (
http://qlqt.ipdsc.com.br/qlqt/detalhespesquisa.php?id=142) e você será direcionado para a página da pesquisa. Basta clicar em "responder".

Obrigado.

“MOVIMENTO SALTANDO COM SAÚDE”

Mais informações em: saltandocomsaude@gmail.com.br"