segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Uma exposição que você não pode perder

O Conjunto Nacional, localizado em São Paulo, apresenta de hoje (dia 26/11) a 8 de dezembro a exposição Celebridade Vira-Lata 2013 que, além de fotos de simpáticos cães sem raça definida que ganharam uma vida digna, traz também painéis educacionais. A informação nos chegou pelo Instituto Nina Rosa. O evento marca o lançamento do Calendário 2013 do projeto Natureza em Forma.
Por meio das lentes do fotógrafo Ricardo De Vicq, profissional do mercado publicitário brasileiro, a exposição traz doze fotos inéditas das estrelas do calendário, com suas histórias.
No debate, serão abordados temas institucionais como a criação do primeiro hospital público veterinário de São Paulo, o trabalho do Centro de Adoção de animais (Centro de Adoção Natureza em Forma), onde cada cidadão tem direito a esterilizar  até dez animais, graças a parceria com o Centro de Controle de Zoonozes de São Paulo, o CCZ. O projeto Calendário Celebridade Vira-Lata está em sua quarta edição e tem 100% da renda revertida para a causa dos animaisa. Segundo os organizadores, tem o objetivo de apoiar a adoção, promover obras sociais, atuar na inclusão social de sem raça definida, incentivando os cuidados com esses animais, além de ajudar diretamente no patrocínio de castrações coletivas de cães e gatos.

Serviço:Exposição Celebridade Vira-Lata 2013
Data: de 26/11 a 08/12
Local: Conjunto Nacional
Horário: de segunda a sábado das 07h às 22h.
domingos e feriados das 10h às 22h
End.: Av. Paulista, 2073 – Térreo São Paulo- SP
Curadoria: Luciane Sarraf

domingo, 25 de novembro de 2012

Plantão de Notícias: Ministério da Agricultura instala Câmara Setorial de Animais de Estimação.

Leia notícia que vem direto de Brasília, da assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa):
  "Promover o crescimento do setor com geração de renda e emprego. Com essa expectativa, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, instalou na terça-feira, dia 20 de novembro, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPet). Na cerimônia em Brasília, o ministro destacou que a criação do foro é o reconhecimento do Mapa a um setor que atende mais de 101 milhões de animais de estimação, fatura cerca de R$ 20 bilhões por ano e gera em torno de um milhão de empregos diretos e indiretos. "A intenção do governo é organizar o setor e promover políticas públicas para um segmento que cresce a cada dia, com expectativa grande de faturamento e geração de emprego”, destacou Mendes.
  A Câmara Setorial Pet vai reunir representantes do governo e do setor privado para debater assuntos essenciais para o fortalecimento do mercado de animais de estimação. O setor já tem definida a Agenda Estratégica Pet Brasil 2012-2017, com prioridade para debates sobre governança da cadeia, fomento, marco regulatório, marketing e promoção e capacitação.
  A primeira reunião da Câmara Setorial Pet será realizada em fevereiro de 2013. De acordo com o presidente-executivo da Abinpet e presidente da CSPet, José Edson de França, o foco para os debates no próximo ano será o marco regulatório para o setor e a questão fiscal. “Esse foro vai ajudar a construir políticas eficazes para o setor”, acredita França.

No segundo maior mercado mundial do setor, o cachorro é o animal com maior preferência entre os brasileiros, com 35,7 milhões bichos. Em segundo lugar vêm os peixes (25 milhões), seguido pelos gatos (19,8 milhões) e aves (18,5 milhões). A população de outros animais de estimação é de 2,1 milhões.

domingo, 18 de novembro de 2012

O trabalho da ONG Patas Therapeutas

    A ONG Patas Therapeutas vem realizando um trabalho valioso na cidade de São Paulo. A organização oferece Terapias Assistidas por Animais. Um exemplo são as terapias que contam com cães, devidamente treinados e preparados, que visitam pacientes em hospitais, garantindo momentos de interação e de carinho. “A ONG Patas Therapeutas foi fundada em junho de 2012 e sua missão é oferecer os benefícios dos efeitos da convivência com animais, o que tem resultados cientificamente comprovados para a saúde física, emocional, mental e social”, disse Silvana Fedeli Prado, superintendente técnica da ONG Patas Therapeutas, em entrevista ao blog AnimaisOK.O trabalho colabora para o resgate dos vínculos afetivos, do prazer e da qualidade de vida das pessoas.”
   Silvana Prado, que tem larga experiência na área, lembra que o lema da organização é "resgatando amor e alegria para quem mais precisa”. Conforme afirmou, os participantes do projeto são voluntários e profissionais com seus próprios animais, ou até sem animais, que atuam junto às instituições atendidas pela ONG. Os animais seguem rígidos protocolos de saúde e comportamento. "Os benefícios são muitos. As crianças deixam os seus leitos e mesmo 'plugados' em soro e medicamentos, querem participar das atividades com os cães”, disse Silvana. “E crianças que não podem sair da cama pedem para que os cães venham até elas e muitas vezes compartilham da mesma cama.”
     Todos os que amam os cães, e convivem com eles, sabem que esses são anjos de quatro patas. Alguns cães têm aptidão especial para o trabalho terapêutico, como o Golden Apolo, capaz de encantar imediatamente as crianças. Que Deus abençoe a todos envolvidos neste projeto. Parabéns à direção por esse extraordinário trabalho.
A ONG atua nos seguintes locais:
ABECAL: abrigo de crianças vitimadas.
Hospital Infantil Darcy Vargas.
Abrigo de idosas – Projeto de Aves Terapeutas
Para mais informações: página do Patas Therapeutas no Facebook

Plantão de Notícia: Ministério vai instalar Câmara Setorial de Animais de Estimação.

Plantão de Notícias do blog AnimaisOk publica na íntegra importante comunicado do Ministério da Agricultura do Brasil:
"O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, instala nesta terça-feira, 20 de novembro, às 14 horas, na sala de reuniões CNPA, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação. O fórum vai reunir representantes do governo e do setor privado para debater assuntos essenciais para o fortalecimento do mercado de animais de estimação, bem como fomentar e implementar políticas públicas para esse segmento.
O Brasil tem o segundo faturamento mundial do mercado pet, como também é conhecido o comércio de animais de estimação. Com perspectiva de movimentar R$ 13,6 bilhões em 2012, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor tem definida a Agenda Estratégica Pet Brasil 2012-2017, com prioridade para debates sobre governança da cadeia, fomento, marco regulatório, marketing e promoção e capacitação.
Esses temas foram definidos pelo Grupo de Trabalho (GTPet) vinculado à Câmara Temática de Insumos Agropecuários, onde assuntos relacionados à cadeia Pet eram tratados anteriormente.
Animais de estimação
São animais criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas, gerando uma relação benéfica. Têm como destinações principais: terapia, companhia, lazer, auxílio a portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneio e exposições, conservação, preservação, criação, melhoramento genético e trabalhos especiais."
Os principais grupos animais são: aves canoras e ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas; cães; gatos; peixes ornamentais e outros (répteis, pequenos roedores, pequenos mamíferos), domésticos, silvestres e exóticos."



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os bezerros e a chuva

Professora e pesquisadora Andrea Roberto Bueno/Foto de Ricardo Osman
ENTREVISTA EXCLUSIVA – Na natureza, como se diz, todas as coisas se relacionam. As plantas, os animais, a chuva e o sol. Algumas relações já estão claras para nós como as flores que surgem na primavera e os animais que mudam de comportamento conforme a luz diária é reduzida no inverno. Muito já se falou sobre o impacto da chuva sobre os animais nos campos, e alguns chegam a dizer que os bichos são capazes de prever temporais. Mas, agora, pela primeira vez, uma professora e pesquisadora brasileira aponta a relação direta entre o clima e o comportamento dos bezerros recém-nascidos, abrindo uma porteira para novas investigações.
            Não se trata mais de papo de naturalistas empolgados ou de esotéricos de plantão. Os filhotes das vacas que nascem nos pastos vão se levantar rapidamente ou lentamente para a primeira mamada de acordo com a precipitação de chuvas no momento, e a temperatura do ambiente. Quanto mais chuva e frio mais o filhote demora para se ergue no pasto. A diferença de tempo pode chegar até 6 horas! Animais frágeis, nos seus primeiros minutos em um mundo desconhecido, regulam suas atitudes e esforços em função da umidade. A natureza é sábia e desta vez sua sabedoria foi flagrada.
           A afirmação é uma das principais conclusões da tese de doutorado “Relações Materno-Filiais e Estresse na Desmama de Bovinos de Corte” da professora e pesquisadora Andrea Roberto Bueno, realizada para a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista. O estudo traz contribuições valiosas para o bem-estar de animais de produção.
           “A precipitação pluviométrica aumenta a latência para a primeira tentativa para o bezerro levantar e para iniciar a primeira mamada, portanto maiores cuidados devem ser tomados com os animais nascidos em dias chuvosos”, diz Andrea Roberto Bueno em suas Conclusões. Em entrevista a este blog, a pesquisadora declara que os produtores devem observar o parto no pasto e nos dias mais chuvosos ajudar o bezerro a se levantar se ele apresentar dificuldades. Mamar é fundamental para assegurar a saúde e garantir proteção imunológica por meio do colostro. “O bezerro não tem habilidades para controlar a temperatura do corpo, e nos dias chuvosos ele perde mais calor”, explica a professora. “Ele não se levanta para não se expor à umidade e ao frio.” 
BEM-ESTAR ANIMAL – A professora conseguiu atestar este comportamento (devidamente cronometrado) ao analisar em minúcias a atenção que as vacas dispensam aos bezerros após o nascimento. Ela confrontou dados de sua pesquisa recolhidos em meses distintos do ano e percebeu que havia diferença de tempo nessa atenção materna. “Esse efeito pode ser reflexo das diferenças climáticas entre os diferentes meses”, afirma a autora na tese de doutorado. “Segundo Cromberg (1997), a movimentação do bezerro nas primeiras horas após o parto influenciou o comportamento da vaca em relação ao bezerro. Assim, como nos meses de março e abril a quantidade de chuva é maior do que nos meses de maio e junho, e a PTL (latência para a primeira tentativa para levantar) foi influenciada pela precipitação, é possível que com a maior quantidade de chuva nos meses de março e abril, o bezerro retarde seus primeiros movimentos, o que atrairia menos a atenção da vaca”, diz a professora. Para realizar o estudo, Andrea trabalhou muitas vezes até 12 horas no campo, munida com uma boa capa de chuva.
MUDANÇAS  CLIMÁTICAS – A tese, orientada pelo doutor Maurício Mello de Alencar, é peça fundamental no bem-estar do animal de produção. “Um bom manejo dos bezerros está relacionado ao bem-estar desses animais”, diz Andrea. Além disso, o estudo concluído em 2002, chega em momento oportuno: está na pauta das discussões o aquecimento global e as mudanças drásticas no clima do planeta, que podem interferir no cotidiano de todos nós, nos níveis dos mares e, sabemos agora, na vida dos bezerros também.
         
Foto ilustração/Ricardo Osman