quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deu no New York Times: gatinha perdida volta para casa na Flórida após jornada de 322 km.

                                      
Arte Max/Cedida pelo Diário do Comércio

                                       O jornal Diário do Comércio, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), publica nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, reportagem completa do The New York Times sobre a gatinha Holly que se perdeu de seus donos em novembro passado em Daytona Beach, na Flórida, durante um piquenique, mas conseguiu fazer uma jornada de 322 quilômetros e voltar para casa. Como ela conseguiu? A gatinha Holly apareceu dois meses depois perto da casa de seus donos. A história da gatinha Holly emocionou os norte-americanos e tornou-se campeã de leitura no NYT. Agora, é publicada traduzida por aqui. Leia a íntegra da reportagem no site do jornal Diário do Comércio: http://www.dcomercio.com.br/index.php/geral/sub-menu-geral/104110-o-salto-da-gatinha

                                       

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Orangotango high-tech

Foto divulgação/
 Smithsonian National Zoo
No Zoológico Nacional do Instituto Smithsoniano (Smithsonian National Zoological Park), em Washington, capital dos Estados Unidos, os orangotangos estão se divertindo com iPads. Este é o mais recente experimento de enriquecimento ambiental que usa a alta tecnologia. E os orangotangos, a exemplo de nós, seus primos, estão apaixonados pelo aparelho. Segundo o site do instituto, o orangotango Bonnie, de 36 anos de idade, gosta de bater na bateria no iPad; Kyle, de 16 anos, prefere o piano Iris, de 25 anos, se contenta em ouvir os sons suaves do lago de carpas eletrônico.
O nome do programa inédito de enriquecimento ambiental é Apps for Apes (um trocadilho em inglês que quer dizer "aplicativos para macacos"). "Apps for Apes se encaixa perfeitamente nesta nova era de zoológico", disse Becky Malinsky, tratador dos macacos no Zoológico Nacional. sobre mudar as vidas no dia-a-dia de nossos animais. Nós já variamos as comidas, os brinquedos e as interações sociais, mas o iPad oferece outra forma que envolve a visão, tato e a audição."
Para saber mais acesse: http://nationalzoo.si.edu/SCBI/AnimalCare/News/Apps4Apes.cfm  

domingo, 20 de janeiro de 2013

Cleo Pires está no Calendário Ampara Animal 2013


               A atriz Cleo Pires, com seu gato Fufu, está no calendário de 2013 da ONG Ampara Animal. O calendário da Ampara Animal foi lançado neste mês em São Paulo.  "Azar é não ter o amor de um gato preto", diz a atriz na publicidade do calendário. Vale a pena ter o produto.
               Saiba como adquirir o calendário 2013 em: http://www.amparanimal.org.br

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Brother Dhomini confessa na TV Globo crime de maus-tratos a cão

Reprodução TV Globo
   O Brother Dhomini, que participa do programa Big Brother, da Rede Globo, confessou na tarde desta sexta-feira, dia 18 de janeiro, segundo o site de notícias UOL, que cometeu crime de maus-tratos a um cachorro. Dhomini Ferreira disse na casa mais vigiada do Brasil que certa vez um cachorro o mordeu e ele decidiu arrancar dentes do animal "com um machado". 
O Brother contou que o animal ficou "banguela" para os brothers Natália e Yuri, segundo ainda o UOL. O título da notícia no UOL é:"MP vai instaurar inquérito para investigar Dhomini sobre cão; irmão diz que BBB não maltratou animal." 
O Ministério Público de Goiás deve abrir inquérito sobre o assunto e o irmão de Dhomini, Romeu, negou que ele tenha cometido o crime, dizendo que o irmão decidiu impressionar os integrantes da casa. Leia o trecho da declaração do Brother, segundo o UOL: ."Na terceira vez que ele me mordeu eu não aguentei e tirei os dentes da boca dele"Dhomini explicou que segurou a corrente do animal, pegou um machado e extraiu os dentes dele. "Aí ficou meu amigo, 'o banguela'. Ele ria para mim só com uns caquinhos do dente". Segundo o goiano, o cachorro ainda viveu mais "uns cinco anos".
                        Este blog pede a apuração dos fatos pela TV Globo e pelo Ministério Público de Goiás para que tudo seja esclarecido.

                      A frase de Dhomini: "Na terceira vez que ele me mordeu eu não aguentei e tirei os dentes da boca dele."
                           

                     ELIMINAÇÃO DO BBB 2013

                     Na noite da terça-feira, dia 22 de janeiro, o Brother Dhomini foi eliminado no paredão do BBB 2013. A votação popular encerrou a presença de Dhomini na casa mais vigiada do País, como diz Pedro Bial. Dhomini perdeu a chance de disputar o prêmio de R$ 1,5 milhão. Foi retirado da casa. A voz do povo é a voz de Deus.

Animais são abençoados no Vaticano

Animal é abençoado na Praça de São Pedro, em Roma/
Foto Rádio Vaticana/Divulgação
                                Leia a íntegra da reportagem da Rádio Vaticana sobre o dia de Santo Antônio do Deserto, o protetor dos animais:
                                Cidade do Vaticano (RV) – Vacas, cabras, asnos, galinhas, coelhos e patos, entre outros animais, foram abençoados na quinta-feira, dia 17 de janeiro, na Praça São Pedro, no Vaticano, por ocasião da Festa de Santo Antão Abade. O dia 17 de janeiro é em homenagem a Santo Antônio do Deserto, um monge cristão do século 4. No dia em que a Igreja comemora o Santo protetor dos animais o espaço localizado em frente à Praça São Pedro, se transformou em um verdadeiro “sítio”, onde centenas de romanos e turistas puderam ver de perto os animais que foram abençoados pelo Vigário Geral do Papa para o Estado e a Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri.
                                A festa, que foi organizada pela Associação Agropecuária Italiana, iniciou com uma missa na Basílica São Pedro às 10h30min, celebrada pelo Cardeal Comastri, que posteriormente se dirigiu à Praça para abençoar os animais.
                                Paralelamente realizou-se na Via da Conciliação um desfile da Guarda de Finança, dos Carabinieri, da Polícia Florestal e Polícia Italiana, todos montados a cavalo, assim como cavaleiros sicilianos vestindo trajes típicos. A celebração de Santo Antão Abade tem grande tradição no mundo campesino italiano, especialmente entre as comunidades agrícolas. Há dezenas de anos os membros da Associação Agropecuária Italiana se reúnem no Vaticano para comemorar a data.
                                Celebrações semelhantes e peregrinações a igrejas e capelas dedicadas a este santo repetem-se também em várias cidades do Brasil. Santo Antão nasceu no Egito por volta do ano 250 e ficou conhecido por se ter retirado para o deserto, onde teve discípulos, antes de morrer em 356. (JE)



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Uma história comovente na Itália, do cão Ciccio.

Foto/Reprodução
                                O jornal italiano la Repubblica traz hoje a notícia de que um cão pastor alemão volta diariamente à missa na igreja local que costumava frequentar com sua dona. A proprietária morreu há dois meses, mas o fiel amigo, chamado Ciccio, de sete anos, mantém a esperança de revê-la repetindo o roteiro diário. Jornais do mundo inteiro, na internet, reproduziram a notícia, como o The Telegraph. A história ocorre em aldeia de 7 mil habitantes na província de Brindisi.
                                Este amor dos cães por seus donos os tornam especiais. Símbolo efetivo de fidelidade, mesmo no luto. A história de Ciccio lembra a de outro cachorro, o Hachiko, um Akita, que aconteceu no Japão na década de 1920 e foi imortalizada recentemente no cinema no filme "Sempre ao seu lado". 

Leia reportagem completa em: http://bari.repubblica.it/cronaca/2013/01/15/news/cane_in_chiesa-50573866/?ref=HRESS-13

Reprodução do site do la Repubbica
                                         

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Um guia sobre as aves silvestres de São Paulo

                                  A repórter Mariana Missiaggia, do Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), escreve na edição de hoje sobre o guia fotogrático "Aves da Cidade", lançado pela Prefeitura de São Paulo:
                                  "A observação de aves (birdwatching), muito praticada nos países do hemisfério norte, lentamente vai conquistando outros territórios. Em São Paulo, além de ganhar adeptos, a prática atrai turistas estrangeiros que chegam à Capital em busca de experiências ecológicas. Atenta a esse movimento, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Fauna Silvestre, lançou o Aves da Cidade, um prático guia fotográfico de aves existentes na cidade.
                                  Parques como o da Aclimação, na região central, e do Ibirapuera, na zona sul, estão entre os 63 locais sugeridos pelo guia como bons pontos de observação. Durante as férias, exemplares serão distribuídos gratuitamente nos parques, mas ele também está disponível no site da Secretaria, no formato PDF (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/).
                                  Segundo levantamento de 2010 do Centro Brasileiro de Estudos Ornitológicos, o Brasil é o país que abriga a segunda maior quantidade de espécies catalogadas no mundo. A variedade inclui aves migratórias, endêmicas e até as ameaçadas de extinção.

Martim-pescador-verde


Apenas em São Paulo, a Divisão de Fauna Silvestre indica cerca de 372 espécies de pássaros. Dessas, 97 estão reunidas no guia fotográfico, com informações da espécie, habitat, comportamento e alimentação representadas através de ícones. Um mapa do município aponta os parques onde é possível observá-las. Cada uma tem, além da imagem, identificação popular, nome científico e indicação de tamanho.


Estão incluídas no catálogo as espécies mais encontradas na Capital e alguns pássaros raros que costumam aparecer nos nossos céus, como a araponga. Já o sanhaçu e o bem-te-vi são os mais comuns nos parques paulistanos..."






Animais vão ganhar hospital

Por Mariana Missiaggia
"Está sendo construído em São Paulo, na região de Perus, na zona oeste, um dos maiores centros de reabilitação de animais silvestres (Cras) do País. O local está sendo construído pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, e deve começar a funcionar a partir de maio.
O objetivo do Cras é prestar um serviço especializado para animais que estejam machucados e reabilitá-los para voltar a viver na natureza e soltos, livres das gaiolas em que muitos animais silvestres vivem e que representa crime ambiental. O espaço não será aberto ao público para o tratamento de animais de estimação.

A unidade está sendo preparada para receber cerca de sete mil animais e as instalações incluem um centro de manejo com laboratórios de análises e de taxidermia (arte de empalhar animais), necrópsia (exame de cadáver), centro de triagem de alimentação dos animais, 15 conjuntos de recintos para abrigo
de animais silvestres nativos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, administração, diretoria e refeitório..."

Leia a íntegra da reportagem do Diário do Comércio em: http://www.dcomercio.com.br/index.php/cidades/sub-menu-cidades/103002-as-aves-que-povoam-o-ceu-paulistano

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Uma viagem digital pela anatomia do cão


    A tecnologia poder ser instrumento inovador na área do ensino e da pesquisa. Agora, chega ao mercado do País, destinado sobretudo a estudantes de Medicina Veterinária e profissionais do setor,  um software capaz de mostrar em detalhes a anatomia dos cães.  O programa, comercializado pela empresa Biosphera (fundada no Brasil em 2001), é baixado da internet e permite ao usuário ver com apenas um clique no mouse os complexos sistemas do animal. Pode,  por exemplo, clicar em "musculadura" ou em "esqueleto" e ver apenas estas estruturas ou escolher "sistema respiratório" ou "sistema nervoso". Surge na tela imagem semelhante às fotos que ilustram esta página, que pode, porém, ser girada com o mouse. O programa indica em português ou inglês os nomes das estruturas e dos orgãos em que está o cursor. A empresa informa que há atualizações a cada três ou quatro meses sem custos adicionais.  "O objetivo do software hoje não é substituir um atlas de anatomia. Esse software ainda não está completo a este nível. Mas o programa é, desde já, um ótimo material de apoio principalmente em uma apresentação ou uma explicação", disse Victor Skrabe, da Biosphera.
    O autor deste blog navegou no programa Anatomia Canina 3 DA avaliação é de que trata-se de um instrumento eficiente para o estudo das estruturas dos cães, provavelmente mais divertido do que as apostilas (ou xerox, sem cor) para os alunos mais jovens, acostumados com os recursos online, e que, naturalmente, deverá evoluir para superar eventuais deficiências. Mais quem melhor irá avaliar o programa são seus usuários. Fica aqui a notícia para os interessados. Você pode conhecer melhor o produto e saber as condições de aquisição no site da empresa: http://biosphera.com.br/veterinaria-anatomia-canina.asp.
    A direção da empresa Biosphera informa que lançará em breve software semelhante sobre os ratos e, um pouco mais para frente, sobre a anatomia dos equinos.