terça-feira, 28 de outubro de 2014

Olhe onde você pisa. As formigas têm emoções!

Professor Walter Hugo Cunha/Fotos de Ricardo Osman
   ESPECIAL         Se você passar o dedo em meio a uma fileira de formigas no quintal de casa ou no parque e esmagar algumas delas, as demais formigas desta fila vão imediatamente reagir, algumas vão recuar, outras sairão correndo perturbadas e outras ainda, conforme a espécie, poderão até ficar paralisadas. Nada disso seria uma reação instintiva das formigas que chegam ao local onde o dedo foi passado, nem reflexo ou reação automática aos ferormôneos exalados pelas formigas mortas (ferormônios são substâncias químicas  captadas por animais de uma mesma espécie e permitem o reconhecimento mútuo dos indivíduos, segundo Wikipedia).
             Os comportamentos das formigas descritos acima seriam reações emocionais, ações gratuitas e arbitrárias desses insetos, que estariam ligadas diretamente às memórias individuais. É esta a conclusão inédita do professor Walter Hugo Cunha, aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Experimental pela Universidade do Kansas (nos Estados Unidos) e doutor em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP. Ele começou a pesquisar as formigas em 1960 e fez inúmeras pesquisas no País. 
             "Afirmo que estas reações das formigas (na fila cortada pelo dedo, onde algumas foram esmagadas) não são reações aos ferormônios, mas perturbações diante de alterações no ambiente costumeiro", disse o professor Cunha, em palestra realizada na tarde desta terça-feira, dia 28, em auditório da FMU, no Campus Santo Amaro, um evento promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária e pelo Mestrado em Saúde Ambiental da própria FMU. "Trata-se de uma resposta emocional, porque está ligada ao passado destas formigas." 
             O professor observou que, na natureza, a reação emocional poderia não ser uma vantagem para o formigueiro. "A emoção está relacionada diretamente à memória, mas a memória sim é que é uma vantagem evolutiva." 
Professor Donald Broom
O professor vai lançar um livro sobre suas conclusões e apresentar o resultado das pesquisas que fez não só com fileiras cortadas por dedo, mas usando diversos produtos e situações. A tese de Walter Hugo Cunha vai contra a crença estabelecida na Ciência mundial de que as formigas, diante da fila cortada, reagem automáticamente aos ferormôneos liberados pelas que foram agredidas ou mortas. Sendo um comportamento de grupo da espécie e não respostas emocionais e individuais dos insetos.

               Depois desta apresentação, o professor emérito de Bem-Estar Animal da Universidade de Cambridge, Donald Broom, fez uma palestra. Ele falou sobre os sentimentos nos animais, dos mais simples aos mais complexos. Broom é considerado o primeiro professor de Bem-Estar Animal do mundo. Na palestra, ele lembrou que todos os animais têm sentimentos, e deu o exemplo do coelho. Seja doméstico, seja selvagem, seja animal de laboratório, não importa, qualquer coelho tem sentimentos e sente dor. Por isso, destacou o professor, os conceitos de Bem-Estar animal são tão importantes atualmente. 
               As palestras e o debate foram promovidos pela Faculdade de Medicina Veterinária da FMU e pela coordenação do Mestrado em Saúde Ambiental desta faculdade. O evento contou com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da UNESP, de Jaboticabal.       
                            
Auditório da FMU, em São Paulo: lotado de estudantes e professores.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Show de Talentos abre Projeto "Consciência com Ciência" da FMU, em São Paulo.





Reportagem e fotos de Ricardo Osman

Ao som de “Counting Stars”, da banda norte-americana OneRepublic, a estudante Andrezza, do 9º Semestre da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU, e o amigo Gabriel, no violão, arrancaram aplausos da plateia reunida na manhã do sábado, dia 11 de outubro, no auditório Euriclydes Zerbini, no Campus Santo Amaro da FMU. Foram os acordes iniciais do 1º Show de Talentos do Projeto Consciência com Ciência (já conhecido como Cons ciência), idealizado pela professora Paula Bastos e promovido pela equipe de professores e pela direção da Faculdade de Medicina Veterinária (Campus Ponte Estaiada).
Após essa canção, Andrezza e a colega de classe Alejandra emocionaram os participantes do projeto com bela interpretação da romântica canção “Someone like You”, música conhecida mundialmente na voz de Adele:

"I heard that you're settled down/
That you found a girl and you're married now/
I heard that your dreams came true/
Guess she gave you things I didn't give to you…"

Andrezza e Gabriel em "Counting Stars" 

O show teve continuidade com a estudante Juliana Zanchi, caloura no curso de Medicina Veterinária da FMU, e o marido Enrico Bovo, que foram aplaudidos na interpretação de "Titanium", música do francês David Guetta.

O 1º Show de Talento do Projeto Consciência com Ciência teve ainda Deep Purple, na interpretação da banda Phoenix Hard Rock, e Capital Inicial, do grupo que tem a participação do professor Sérgio Netto Vitaliano.

Como foi possível constatar no auditório, estudantes de Medicina Veterinária são afinados, além de entenderem de cães, gatos e da saúde do rebanho. A estudante Teca Mello e sua irmã Magali recordaram as forças das mudanças com a canção de Geraldo Vandré “Pra não dizer que  não falei das flores”:
"Caminhando e cantando/E seguindo a canção/Somos todos iguais/Braços dados ou não... …/Vem, vamos embora/Que esperar não é saber/Quem sabe faz a hora/Não espera acontecer...”
O evento teve apresentação de dança e o teatro musical de Alexandra Matos que, em apresentação solo no palco, lembrou a trajetória de Jesus Cristo e a verdade de que todos devem se sentir “especiais”.



‘THE VOICE’
O clima descontraído permitiu até uma brincadeira que remete ao programa “The Voice”, da TV Globo, que tem Claudia Leite e Daniel entre os jurados. Três poltronas giratórias no palco foram usadas para que integrantes da plateia aprovassem as interpretações das músicas girando a cadeira para frente, a exemplo do que ocorre no programa The Voice. Foi um sucesso. Entre os jurados, a professora Ana Julia Silva e Alves e convidados da platéia. Os jurados aprovaram todas as músicas. “Neste  nosso The Voice”, como disse o apresentador. “Não há uma competição, todos ganham.”

A coordenadora da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU (Campus Ponte Estaiada), professora Dra. Ana Claudia Balda, presente ao Show de Talentos, falou sobre o projeto. “Era importante fazer algum movimento para a integração dos docentes com os alunos. Pensamos em abrir um espaço para o aluno se manifestar, de forma cultural, com objetivo de aproximar o aluno do corpo docente. Vamos planejar outras ações, que vão ter a ver com a parte acadêmica”, disse Ana Claudia Balda.



ENTREVISTA/OBJETIVOS

O 1º Show de Talentos deu o pontapé inicial em um projeto inédito que tem o desafio de entender o estudante de Medicina Veterinário como um cidadão em permanente amadurecimento. Neste sentido, a trajetória de calouro a formando, após cinco anos no curso, inclui o crescimento pessoal e profissional, e a consciência de seu papel na faculdade e na sociedade.
A professora Dra. Paula Bastos destacou os pontos relevantes do projeto. “O objetivo do projeto é a valorização do indivíduo em sua integralidade. Nós somos indivíduos da Ciência, mas também somos indivíduos com talentos, com obras sociais..., neste sentido o projeto abrange o indivíduo nesta integralidade. O projeto está sendo lançado hoje, com o Show de Talentos. Mas vai ter seus desdobramentos com ações técnicas, com ações em comunidades, com a apresentação de nova visão sobre vacinação, por exemplo, e na avaliação dos profissionais. É um projeto que vai se dar de maneira permanente.”








Professor Sérgio Netto Vitaliano



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Comovente preocupação de papai e mamãe Elefante com filhote

Morte do cão Excalibur gera polêmica na Europa

Javier com seu cachorro Excalibur, de 12 anos/Reprodução arquivo pessoal
       Uma polêmica toma conta hoje da Espanha. Segundo o jornal El País, o cachorro Excalibur, de 12 anos, foi sacrificado na manhã desta quarta-feira, dia 8 de outubro, por autoridades da área de Saúde de Madri, apesar do protesto de manifestantes que ficaram em frente à casa de seus donos, a enfermeira Teresa Romero e o marido Javier. No confronto com policiais, dois manifestantes ficaram feridos, informa o El País.Uma campanha na internet reuniu 300 mil assinaturas a favor da vida do animal.
        Trata-se de uma sequência de equívocos que parece ocorrer em um país subdesenvolvido, e não na Espanha, onde a Medicina tem grau elevado (a gente supõe): a enfermeira foi contaminada pelo vírus da doença ebola ao tratar dois pacientes que chegaram a hospital de Madri. Os pacientes morreram. Teresa diz que deve ter se contaminado "ao coçar o olho" no momento de tirar o traje. Um erro técnico grave, que joga por terra o uso de luvas.  
        Em seguida, as autoridades da área de saúde decidiram sacrificar Excalibur com quem ela conviveu alguns dias antes de aparecerem os sintomas da doença, por ser possível fonte de infecção (mas não comprovada). Hoje, Teresa está em um hospital de Madri. Seu marido foi quem denunciou na internet a intenção das autoridades de sacrificar e incinerar o corpo de Excalibur. 
         A medida é, sem dúvida, precipitada porque os meios de transmissão do vírus ebola são conhecidos e o animal poderia ser posto em quarentena, justamente para ser estudado. É o que dizem cientistas. O ebola é uma zoonose e foi possivelmente transmitida de morcegos e macacos para os seres humanos na África.
Vejam reportagem do El País:
"Não matem o cão, porque ele é importante do ponto de vista científico." disse ontem Eric Leroy, diretor-geral do Centro Internacional de Pesquisa Médica, em Franceville, Gabão, referindo-se a Excalibur. Mas apenas algumas horas mais tarde, o animal foi sacrificado apesar dos protestos de numerosos vizinhos e amantes dos animais. 
Leroy afirmou que o caso surgiu como oportunidade para o estudo do ebola nos cães: "O cão deve ser isolado em Madrid, e deve-se estudar os parâmetros biológicos. Vejam se alguém foi infectado e descubram se o vírus é excretado. Isso é muito importante do ponto de vista científico." 


Leia na íntegra a carta de Javier, em espanhol:
"Hola, me llamo Javier L. R. [facilita sus apellidos], soy el marido de Teresa R. R. [facilita sus apellidos], la auxiliar contagiada de ébola por tratar de forma voluntaria a los dos pacientes contagiados que fueron repatriados a España.
Quiero denunciar públicamente que un tal Zarco, creo que es jefe de sanidad de la Comunidad de Madrid, me ha dicho que tienen que sacrificar a mi perro así, sin más. Me pide mi consentimiento a lo cual me he negado rotundamente. Dice que entonces pedirán una orden judicial para entrar por la fuerza en mi casa y sacrificarle.
Yo antes de venir al hospital le deje varios cubos de agua, la bañera también con agua y un saco de pienso de 15Kg para que tuviera comida y agua. También le deje la terraza abierta para que haga sus necesidades.
Me parece injusto que por un error de ellos quieran solucionar esto por la vía rápida.
Un perro no tiene porque contagiar nada a una persona y al revés tampoco.
Si tanto les preocupa este problema creo que se pueden buscar otro tipo de soluciones alternativas, como por ejemplo poner al perro en cuarentena y observación como se ha hecho conmigo. O acaso hay que sacrificarme a mí por si acaso.
Pero claro, un perro es más fácil, no importa tanto".


Comentários:
"Como sempre animais pagam pela incompetência humana...Pelo  menos Excalibur foi amado e defendido por seus amigos. Vivas a Javier e Teresa!", enviado por Claudia Regina Silveira Aguiar, funcionária pública.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Uma missa aberta aos animais

         
Missa na Igreja da Fraternidade São Francisco de Assis em São Paulo/
Foto de Ricardo Osman
            No sábado, dia 4 de outubro, a Igreja da Fraternidade São Francisco de Assis, localizada na rua Borges Lagoa, na Vila Clementino, em São Paulo, abriu suas portas para os animais, como cachorros, gatos e pássaros. O dia 4 de outubro é o dia do Santo italiano São Francisco, o amigo da Natureza e dos animais, aquele que compreendeu a Criação de Deus como um todo e o planeta como residência de todas as formas de vida. 
         Durante todo o sábado, missas foram rezadas de hora em hora com a presença dos animais e seus donos no interior da Igreja. Essa Igreja fica perto do Parque do Ibirapuera. Os franciscanos deram bençãos aos bichos. Uma feirinha com doces e medalhas completou a bonita e agradável festa. Essa missa ocorre todos os anos no dia 4 de outubro. Já anote na sua agenda.
HISTÓRIA 
A Igreja de S. Francisco de Assis, localizada na rua Borges Lagoa n° 1.209, foi surgindo, pouco a pouco, com a ajuda da comunidade que doou bancos, imagens e até o sino, que conclamava os fiéis para os atos de fé. Conforme consta no livro do Tombo da Igreja, sua inauguração oficial se deu a 29 de junho de 1941 quando foi empossado o primeiro vigário, o frei Afonso Turges. "(…) que com sua bondade personificada e espírito religioso a dirigiu até seu afastamento por motivo de moléstia grave, fato esse verificado em fins do ano de 1941."


SERVIÇO
SEDE PROVINCIAL
Arquidiocese de São Paulo - Regional Ipiranga
Rua Borges Lagoa, 1209 – A
Vila Clementino
SÃO PAULO – SP
CEP. 04038-033
Fone: (11) 5576-7960 – Fax: (11) 5576 – 7961
paroquiavila@franciscanos.org.br
PADROEIRO
São Francisco de Assis







O autor do blog, Ricardo Osman, com seus cachorros
Bug e Gordo/Foto Claudia Aguiar