![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZmp01_PE_Mcl-XXCinhtHbF6wEkpnNDlIrHUWGOOzYIaz-glArJUkvhv3rqUGJDDxUbh56ottRg5xmLL431ew4KMwHI73BvXchvs1Euplg7cFhG-nBazMEPRIHEIeXXjCn0_KKxZ22w4/s280/FMUWSPAnovembro2011+006.jpg) |
A partir da esquerda: Daniela, Tadeu, Claudia, Fábio e Caroline,
vencedores do Prêmio da SWPA/Foto Ricardo Osman |
Cinco estudantes de Medicina Veterinária da FMU, em São Paulo, já estão correndo para se encontrar com os súdidos de Sua Majestade, na Inglaterra, terra do naturalista Charles Darwin e dos mais avançados conceitos de Bem-Estar Animal. Eles vão desembarcar em Londres em fevereiro de 2012 para receber, com todas as honras, o Prêmio WSPA Bem-Estar Animal 2011. Trata-se de prêmio importantíssimo da Sociedade Mundial de Proteção Animal (a sigla em inglês é WSPA), que tem sua sede em Londres. Claudia Zanatta Missrilian, Caroline Deguide, Daniela Cleante Garcia Dias, Fábio Henrique dos Reis Mendes e Tadeu Campioni Morone Cardoso venceram disputado concurso no Brasil sobre o tema, do qual participaram diversas universidades. "Estamos felizes com o reconhecimento do trabalho", disse Claudia. "Foram vários meses de pesquisa aprofundada sobre o Bem-Estar Animal aplicado à produção." A equipe contou com a orientação das professoras Andrea Roberto Bueno Ribeiro e Paula Bastos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPoc3Wsaf1NYKFkzONbkULO4Lem-Aj0DnXvvMmCNk8j815G28mrla0wTdEYpMz1NmBNcbci6wWhhyphenhyphenYel3KtAKTfPgKOAPc_rcoW7t5d52IevK2KZ8pAxah68GPup5RV0BV5zFS2y03LeI/s280/FMUWSPAnovembro2011+002.jpg) |
A equipe da FMU (Campus Morumbi) |
Na Inglaterra, a equipe da FMU irá visitar a fazenda-modelo que a WSPA mantém em parceria com a FAI (Food Animal Initiative) em Oxford e conhecerá a sede internacional da entidade em Londres. Não é pouca coisa. Além disso, eles vão se encontrar com renomados especialistas na área de Bem-Estar Animal.
O conceito de Bem-Estar Animal é hoje tão importante para a produção de carnes, frangos e ovos, para os animais de companhia, os silvestres e os trabalhos dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) como é o conceito de Sustentabilidade para as empresas do varejo, da agricultura e da indústria em todo o mundo. São conceitos que fazem parte das discussões sobre o futuro do planeta e a evolução da sociedade humana. Nada mais natural, portanto, que os estudantes estejam afinados com seus princípios e suas descobertas. A WSPA é uma das mais consagradas entidades internacionais de proteção, resgate e Bem-Estar Animal, com mais de 29 anos de experiência e presente, por meio de filiadas, em 156 países. É um órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) e está atuando no Brasil desde 1989. Parabéns a todos os participantes e organizadores do concurso que vem contribuir com o avanço da Medicina Veterinária de todo o País. Com certeza, o conhecimento e os contatos adquiridos por estes estudantes vencedores vão enriquecer o debate.
Para saber mais: O trabalho da WSPA concentra-se em quatro áreas prioritárias de bem-estar animal:
1) Animais de companhia – guarda responsável de animais de estimação, gerenciamento humanitário de animais na rua e prevenção de crueldade contra os animais.
2) Exploração comercial de animais silvestres – criação intensiva e manuseio cruel e matança de animais silvestres para produção de alimentos ou derivados.
3)Animais de produção – criação intensiva, transporte de longa distância e abate de animais para produção de alimentos.
4) Gerenciamento em casos de desastres – assistência aos animais afetados por desastres naturais ou provocados pelo homem e, com isso, preservação dos meios de vida das populações locais.
Site: http://www.wspabrasil.org/