Uma antiga lenda precisa ser desfeita: cães e gatos podem ser melhores amigos, e não inimigos! Nada impede! Nas regras da natureza, ambos são predadores, por isso se há pontos em comum um deles é a disposição para caçarem os ratos!
Cães e gatos são os pets favoritos das famílias e podem conviver em paz e harmonia conforme a forma de apresentação de um ao outro, a delimitação de espaços e a atenção dada pelos tutores. Atenção no sentido de não permitir que um deles assuma o controle de todo o território (no caso, a casa ou apartamento). Há gatos que querem mandar em cães e cães que querem correr atrás de gatos. E há gatos e cães que querem mandar na gente!
Caninos e felinos podem estar juntos, mas é preciso saber que eles têm comportamentos distintos, dietas diferentes e histórias incomparáveis ao lado dos seres humanos.
O primeiro a ser domesticado foi o Canis familiaris, há mais de 15 mil anos, ainda nos tempos em que o Homo sapiens era nômade. Já o Felis catus passou a conviver com os seres humanos com o surgimento da agricultura, datado de 6 mil anos antes de Cristo. Nada de grandes e intermináveis caminhadas!
Um, esconde as fezes na areia; e outro quase sempre escolhe um lugar errado para ser o banheiro. Os dois buscam a nossa cama como local favorito para dormir! Mas apenas um é capaz de curtir longas caminhadas ao nosso lado, andar realmente dentro de um grupo. Os felinos preferem os passeios solos, são avessos a guias de condução.
No mundo dos pets, há os fãs dos cães e há os fãs dos gatos, e aqueles que têm admiração por ambos.
Uma coisa é certa, da união de cães e gatos só não gostam os ratos!