Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Alergias, nenhum pet merece!

   Os cães e os gatos não estão livres das incômodas alergias, e boa parte dessas reações de hipersensibilidade do organismo provocam aquela coceira nos bichinhos. Os principais vilões das alergias caninas e felinas têm nome e sobrenome e são perseguidos em todo o mundo: são as pulgas e os ácaros. 

  A alergia desencadeada pela pulga é tão frequente que ganhou até um título na medicina veterinária: Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP). A saliva desse inseto contém 15 componentes potencialmente alergênicos, então imagine o que significam várias picadas do inseto pelo corpo. 

 Os aracnídeos não fazem por menos. Os adultos que infestam os pets têm oito patas e costumam escavar a pele! Não precisa explicar muito mais. O sistema imunológico do pet pode reagir mal e vigorosamente, o que chamamos de alergia. Os ácaros são responsáveis por doenças como a sarna.

  O Manual de Doenças da Pele do Cão e do Gato, de Sue Paterson (Guanabara Koogan), lista ainda como principais tipos de alergias a Atopia canina e felina (predisposição a reação a alérgenos do ambiente); a Hipersensibilidade de contato (reação ao material de limpeza, borracha, plantas e outros materiais); e a Hipersensibilidade alimentar (alergia a determinadas proteínas da dieta).

  A coceira, presente na maioria dos casos, surge como consequência da reação do organismo e quanto mais o animal coça a pele pior fica a situação. O que tem início como resposta imunológica alta vira ferida, com pelos arrancados e pele dilacerada. Uma festa agora para as bactérias!

  Em pouco dias, o quadro é de uma piodermite (infecção na pele). Mais vermelhidão, mais coceira. Uma bola crescente de problemas para os pacientes e seus tutores. A atopia felina tem um complicador: problemas respiratórios, com sinais de bronquite e asma. 

  Os tratamentos exigem a consulta a um médico veterinário ou a um especialista, dermatologista de pets. Sim, existe essa especialidade na medicina dos bichos e a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária foi a primeira do tipo da América Latina, fundada em 2000.

  Os tratamentos para alergias a picada de pulga e de ácaro são relativamente simples. Os pets recebem medicamentos de proteção contra esses insetos e o ambiente passa a ser limpo com maior frequência. O caso da Hipersensibilidade de contato, de diagnóstico difícil, tem solução rápida com a retirada do material que causou o problema. 

  Já a Atopia e a Hipersensibilidade alimentar são testes de paciência para tutores e veterinários. E haja paciência e talento para investigação! Esses diagnósticos são fechados por exclusão dos casos anteriores. Na alergia a alimentos é preciso testar vários tipos de proteínas para se descobrir o vilão para aquele pet, o que pode levar meses. No caso da Atopia, em que a alergia pode ser desencadeada por poeira ou pólen, o diagnóstico é a sentença de uma doença crônica e de um tratamento de controle trabalhoso.

  O atendimento veterinário em domicílio ensina, porém, que uma pequena medida preventiva pode ser adotada dentro da casa ou do apartamento. Refiro-me aos tapetes! Verdadeiros criadouros de pulgas e ácaros, e atração para cães e gatos, esses tecidos vão poucas vezes para as lavanderias. Como nós humanos não deitamos de costas nuas nos tapetes sujos (ao menos, não sempre), não experimentamos na pele o que os bichinhos sentem nas barrigas. A vermelhidão e a coceira podem surgir quase que imediatamente.

   Portanto, considere seriamente sumir com os tapetes se perceber que seu pet se coça demais. 


Para saber mais: https://www.sbdv.com.br/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário