segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Nos EUA, o cão mais popular é um imigrante francês!

  
Instagran/AKC
 Apesar dos ataques de Trump aos imigrantes humanos nesta eleição para a presidência dos Estados Unidos, tudo indica que seu discurso não faz nenhum sentido também no universo canino. O cão mais popular nos Estados Unidos, segundo o American Kennel Club (AKC), é o Buldogue Francês ou, o nome oficial, Bouledogue Français. 

  A raça surgiu nos arredores de Paris no final do século 19, chegou de navio aos Estados Unidos onde se tornou a preferida dos norte-americanos em 2022. Neste ano, o pequeno Francês, simpático e forte, desbancou o favoritismo de décadas do Labrador (de origem canadense, e atual vice, com o segundo lugar entre as raças mais populares no país). 

  Atrás do vice, vêm o Golden Retriever, o Pastor Alemão e o Poodle. 

  Um norte-americano de verdade só aparece na 23º posição, é o Boston Terrier, que tem origem na cidade de Boston, capital de Massachusetts, que segundo pesquisas, é terra dos Democratas. Ali, vence Kamala Harris. 

   O Buldogue Francês no Brasil é também popular. Mas por ser um cão braquiocefálico, ou seja, que tem o focinho curto, sofre com o calor dos trópicos. O focinho foi encurtado pela seleção artificial realizada pelos seres humanos, mas acabou prejudicando os cães, que submetidos ao calor ou ao exercício podem ter problemas respiratórios graves.

 Não há em nosso país pesquisa eleitoral abrangente sobre o pet favorito, mas considerando apenas a lista das raças mais procuradas por tutores, vence o Lulu da Pomerânia (Sptiz Alemão).

  Mas é claro que, na eleição direta, no voto popular, a vitória garantida é do vira-lata Caramelo, o orgulho nacional.