Os touros venceram na Colômbia! Sem machucar ninguém! Da arena envelhecida e suja de sangue, saem cabisbaixos os toureiros no que é o fim de uma era tenebrosa.
As touradas estão proibidas desde julho deste ano neste país da América Latina, colonizado pela Espanha, onde as touradas surgiram no século 18 e são consideradas ainda parte da cultura nacional!
A vida venceu o espetáculo da morte!
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse, quando sancionou a lei, que o "direito de matar animais" em um espetáculo está banido definitivamente da sociedade de seu país. "Chega de Olé", foi a campanha popular vitoriosa nas ruas.
O sofrimento do touro, morto pelo cansaço e pela hemorragia, na arena, em nada tem de espetacular! Os toureiros conhecem há anos a anatomia da espécie, contam com ajudantes para exaurir suas forças e uma lança afiada para cravar na nuca o golpe final!
A capa vermelha e a espada vieram para a América Latina nos navios que partiram da Península Ibérica, onde esse ritual de morte ganhou o modelo mais conhecido e que se espalhou por aqui. México, Peru e Equador ainda autorizam as touradas.
O fim das touradas não foi sem reclamações. Alguém disse que empregos estavam em jogo! É algo inacreditável! O Coliseu romano também gerava empregos, mas às custas das vidas de cristãos e animais selvagens. Virou ruínas e hoje é visitado por milhares de turistas de todo o mundo com dólares nos bolsos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário