segunda-feira, 8 de abril de 2024

Mosaico atesta nossa longa amizade com os cães

 

Mosaico em Alexandria, Egito

   Em uma data aproximada entre 100 ou 200 anos Antes de Cristo, um artista fez um lindo mosaico de um cão branco, com manchas pretas, de porte médio, aparentemente sem raça definida. A obra tem 70 centímetros de largura e de altura e tudo indica foi feita na cidade de Alexandria, no litoral mediterrâneo do Egito.

   A cidade de Alexandria abrigava na época a famosa Biblioteca, que reunia papiros e obras, o principal acervo do conhecimento que temos hoje da Antiguidade. 

   A Biblioteca que foi destruída por um incêndio ainda Antes de Cristo. Recentemente, em uma obra da construção da Nova Biblioteca de Alexandria, em 1993, os operários encontraram esse mosaico com o cão branco e manchas pretas. A obra está atualmente no Museu Grego-Romano, nesta cidade egípcia.

    É um mosaico que atesta a longa amizade que mantemos com os cães. Segundo os estudos científicos, o cão (nome da espécie é Canis familiaris) foi o primeiro animal domesticado, ou seja que passou a conviver e a interagir com os humanos, lá para os anos 15 mil Antes de Cristo.

    Vemos, com essa obra, o valor que os egípcios davam aos cães. Um amigo utilizado na caça e na guarda das casas. O Egito é o berço do gato doméstico que foi venerado ali nos tempos dos faraós.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário