domingo, 11 de setembro de 2011

Nós vamos invadir sua praia! Projeto da FMU monta clínica veterinária por um dia em Bertioga, no litoral de São Paulo.

A clínica para atendimento aos animais
organizada a céu aberto no litoral paulista/Foto Ricardo Osman
                                                    

              "Daqui do morro dá pra ver tão legal
              O que acontece aí no seu litoral
              Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
              Do alto da cidade até a beira do cais
              Mais do que um bom bronzeado
             

             Nós queremos estar do seu lado


             ... Mistura sua laia
             Ou foge da raia
             Sai da tocaia
             Pula na baia
            

             Agora nós vamos invadir sua praia"  (Grupo Ultraje a Rigor)


             Na manhã do sábado dia 10 de setembro, estudantes de Medicina Veterinária da FMU partiram de São Paulo em dois ônibus repletos e desembarcaram no Centro do município de Bertioga, para, ao lado da população, dar início a nova fase do projeto Médico Veterinário da Saúde da Família. A música do grupo Ultraje a Rigor ilustra bem a nova etapa do programa feito em parceria entre o Centro Universitário FMU e a prefeitura local, e coordenado pelo professor Carlos Augusto Donini. Os estudantes invadiram a praia para fazer entrevistas de porta em porta com as famílias, falar sobre doenças e convidar a comunidade a levar seus cães e gatos para exames clínicos, de fezes e de sangue gratuitos no atendimento veterinário de um dia montado, com tendas, em terreno da avenida Anchieta.  
Cachorrinho no exame clínico
A população e seus animais são os protagonistas do sucesso testemunhado no sábado. A comunidade não perdeu a oportunidade de mostrar o carinho que tem por seus pets. As crianças surpreenderam – mais uma vez – os adultos: elas apareceram com seus bichinhos no local. Foi realizada uma quantidade expressiva de atendimentos e recolhido material para pesquisa. Assim que tivermos os números oficiais deste dia eles serão divulgados. Esta foi apenas uma etapa de programa maior que terá novas atividades nas próximas semanas.

Equipes de estudantes foram às ruas convidar os moradores para o atendimento. Ao receber os estudantes em sua porta, Rosana Fátima Lima e Silva, que reside na rua Prudente de Moraes, no Centro, aceitou o convite. "A Pandora (cachorra pastora) é integrante da nossa família", disse. "Nunca vi programa parecido em minha vida. É muito interessante, tanto para a saúde das famílias quanto para a saúde dos animais." Em seguida, ela levou Pandora, que estava "com tosse", para ser examinada na clínica.

A estudante convida a moradora
Rosana a levar a cadela
Pandora à clínica. 

A cachorra Pandora,
momentos depois,
 no atendimento.




    

















Hora: 11h30. No portão,
da residência, a moradora
Lúcia  de Fátima dos Santos,
com o gato Charles,
responde questionário
e recebe informações
sobre o programa.


                             
Hora: 12h30. Charles 
no atendimento na clínica



















                    

.
.
UM CASO ESPECIAL: A FAMÍLIA SANTANA.

A moradora Graciela com Maila, doente:
suspeita de leptospirose.

Um dos casos clínicos que mais chamou a atenção de todos foi o da cachorrinha Maila, uma vira-lata, com cerca de dois meses de idade, que foi achada na rua pelo casal Thiago Rocha Santana, de 24 anos, e Graciela da Silva, de 26 anos. Eles têm uma filha, Vitória, e outra cachorrinha, a Mila. Thiago e Graciela souberam do projeto pelo rádio e levaram Maila para o atendimento, porque recentemente perderam um cachorrinho. O fato, declarado na entrevista, preocupou a equipe da FMU. Professores foram mobilizados. O casal mora em casa onde há registro de ratos. Maila foi examinada e tinha a barriga amarelada. Surgiu, então, a suspeita de leptospirose, doença grave provocada por bactéria encontrada na urina de ratos, que é um risco para a família e para a outra cachorrinha. O exame de fezes para vermes deu negativo.

Há tratamento para a leptospirose, mas a doença pode ser transmitida às pessoas. A família recebeu da equipe todas as informações possíveis sobre os cuidados no contato com Maila. O assunto foi levado ao professor Donini e chegou ao secretário municipal de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, que estava no local.
A família completa: Thiago Santana (à esq.),
a mulher Graciela (com Maila no colo)
 e a filha Vitória (de vestido rosa
com a cadela Mila).

A família foi orientada a levar a cachorrinha imediatamente para clínica veterinária da cidade para exames mais sofisticados e, no caso de definição do diagnóstico de leptospirose, a realização do tratamento. "Estou preocupado com todos, e há criança na casa. Vamos acompanhar o caso", disse Alvarez.
Para este blog, o episódio ilustra o quanto a saúde dos animais de estimação está cada vez mais relacionada com a saúde da família. É exatamente essa visão que justitifica iniciativas como a do programa Médico Veterinário da Saúde da Família.  

    
PRESENÇA BEM-VINDA: AS CRIANÇAS.
As crianças e os adolescentes compareceram à clínica com seus queridos animais. O projeto chega à nova geração, que aprende assim que os bichinhos precisam de cuidados.

A garotada na clínica

Vitória e seu primeiro cachorro
                                                    


Estudantes colaboram com a campanha de doação de animais
 do Centro de Controle de Zoonoses  (CCZ) de Bertioga.





4 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez Ricardo pelo seu excelente trabalho, tanto como jornalista, quanto como futuro veterinário! Foi um evento maravilhoso,que Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. ' muito legal esse projeto , parabéns .!

    ResponderExcluir
  3. Grande pauta, grande matéria que só o são por estarem nas mãos de um grande jornalista!!! Parabéns, PROFESSOR Osman!!!! Abs, Victória

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ricardo Osman, pessoas como você contribuem e muito pela causa, excelente reportagem, abraço.!

    ResponderExcluir