domingo, 6 de dezembro de 2020

Vacina contra Covid19 da Pfizer: laboratório tem larga experiência na prevenção de cães contra coronavírus.

 

Neste domingo, a farmacêutica norte-americana Pfizer, que desenvolveu com a BioNetch, a vacina contra a doença Covid19, divulgou a bula do produto para as autoridades do Reino Unido. A vacina da Pfizer já esta aprovada para uso em massa na Inglaterra, Escócia e Irlanda, e a vacinação terá início nas próximas semanas. 

O que pouca gente sabe é que a Pfizer já tem larga experiência em vacina contra vírus da família Coronavírus. É da Pfizer uma das melhores vacinas do mundo, a V10, contra a doença coronavírus que afeta os cães. A vacina é aplicada pelos veterinários anualmente nos cães no Brasil para prevenção desta grave doença respiratória dos Canis familiaris. Possivelmente, toda a expertise no desenvolvimento, conservação e distribuição desta vacina da Pfizer, a Vanguard V10, contribuiu de certa forma para a nova vacina contra a Covid19.

Trata-se, no entanto, de um vírus espécie-específico, ou seja o vírus que causa doença nos cães não consegue infectar seres humanos, pois não há em nossas células receptores para estes agressores. Igualmente, o vírus que causa a Covid19 não infecta os cães, pois nestes animais não há receptores para este vírus. Sem a ligação na membrana celular, não há a infecção da célula, caracterizada pela invasão do vírus e sua posterior multiplicação.

Outro vírus da família Coronavírus afeta especificamente os gatos domésticos, mas para estes não há vacina. O vírus causa a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), doença gravíssima, fatal na maioria dos casos devido a inflamação do peritôneo, membrana que envolve o abdômen. 

O que se sabe, até agora, é que o vírus da Covid19 tem origem nos morcegos asiáticos. Teria ocorrido uma mutação no vírus do morcego que infectou um ser humano. Ou seja, uma mutação que permitiu a um tipo de vírus conquistar uma nova espécie o Homo Sapiens, e possivelmente os demais Primatas do planeta. Este tipo de mutação não é incomum na história natural, como bem descreveu Charles Darwin. Com certeza, na China, não foi uma, mas milhares, centenas, milhões de contatos do vírus do morcego com os seres humanos, e um determinado vírus modificado conseguiu se adaptar à nova espécie e ampliar suas vítimas e territórios por todo o mundo. 

O Homo Sapiens também, há milhões de anos, conseguiu por meio da hereditariedade e das mudanças genéticas se sobressair sobre os demais animais e ter a soberania no planeta terra, hoje ocupado por 7 bilhões de seres humanos.   

Evidentemente, que os seres humanos não imaginavam que no século 21, depois de vencerem leões, elefantes e gorilas, nevascas, mares enormes, fome e frio, fossem tremer diante de um inimigo invisível e mortal, o vírus da Covid19. Da pedra lascada, às lanças e aos tanques de guerra e aviões caças, nenhuma destas armas pode ser usada na batalha atual do mundo por sua sobrevivência. A única arma disponível é a prevenção garantida pelas vacinas, desenvolvidas a partir do século 19, por ocasião do combate à varíola (outra doença causada por vírus).

A Organização Mundial  de Saúde (OMS) mantém em seu site uma página explicando como são desenvolvidas as vacinas. Vale a pena conferir: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/covid-19-vaccines/how-are-vaccines-developed




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário