Já está na internet um serviço que vem facilitar a vida dos animais silvestres do País.
A partir deste mês de agosto, com apenas alguns cliques no teclado, você pode saber se uma ave de sua região ou um macaquinho estão ameaçados ou não de extinção.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou neste mês o serviço que permite a qualquer pessoa (não só a pesquisadores) acompanhar o risco que uma espécie da fauna silvestre está correndo de extinção. O serviço diz se a espécie está em perigo, se está vulnerável ou se no momento não há preocupação em relação a sua extinção.
É o SALVE, abreviatura de Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (https://salve.icmbio.gov.br/), que usa critérios científicos para avaliar o grau de ameaça dos animais das florestas, cerrado, rios e mares brasileiros.
O Sistema lista 1.253 animais e peixes na categoria de espécies ameaçadas de extinção.
O projeto inédito envolve vários institutos de pesquisas de todo o País e ONGs, que passam a abastecer diretamente o SALVE com informações padronizadas. Por isso, já há no sistema mais de 14 mil espécies da fauna brasileira avaliadas quanto ao risco de extinção.
Tartaruga-cabeçuda está VULNERÁVEL/Foto: Tamar |
Boto-cor-de-rosa está EM PERIGO de extinção/Fonte ICMBio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário