sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Obesidade e dieta inadequada, riscos crescentes para os pets!

  Hábitos alimentares saudáveis e exercícios regulares são a receita de saúde para os seres humanos e também para seus cães e seus gatos. No entanto, a cada dia torna-se mais comum na clínica veterinária os casos de pet com sobrepeso ou obesos, e os casos de resultado de exame de sangue indicando "lipemia" (presença excessiva de gordura no sangue do paciente). Isso quer dizer, em grande parte dos casos e em uma investigação mais detalhada, triglicérides alto.

  A causa não é, normalmente, a ração (há marcas de qualidade no mercado e até rações low fat) ou a opção por comida caseira balanceada. 

  Na grande maioria das vezes, ou as porções são exageradas ou o vilão são os petiscos e os pedaços de pizza, de bolos, de queijo e pão com manteiga que os cães, principalmente, roubam das mesas ou ganham de seus tutores. Sem falar nos churrascos nos finais de semana!

  A baixa atividade física também é responsável pelo problema, e os gatos são testemunhas disso.  

  Ao contrário dos seres humanos, que terão o coração afetado pelo excesso de gordura no sangue, os pets têm o pâncreas e o sistema gastrointestinal comprometidos por este desequilíbrio.

  Raças como os Yorkshires têm predisposição para pancreatite, inflamação do pâncreas, cuja principal causa são os níveis altos de triglicérides.

  Ingestão de gordura, portanto, causa problemas de saúde graves e levam à obesidade. Gatos obesos, por exemplo, invariavelmente tornam-se diabéticos.

  Nos Estados Unidos, segundo a Association for Pet Obesity Prevention, o problema é gravíssimo: 59% dos cachorros e 61% dos gatos foram classificados como tendo sobrepeso ou obesidade em 2022. Portanto, mais da metade dos pets norte-americanos estão acima do peso! 

 Para saber mais: https://www.petobesityprevention.org/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário