A Sociedade Americana para a prevenção do Verme do Coração (American HeartWorm Society) divulgou em seu site que mais de 1 milhão de pets nos Estados Unidos sofrem da doença conhecida como Verme do Coração, ou Dirofilariose.
É uma doença gravíssima porque uma vez adulto o verme se instala dentro das câmaras cardíacas dos pets. Trata-se de uma zoonose, transmitida por mosquitos, mas nos humanos o pulmão é o orgão mais afetado.
Os casos nos Estados Unidos concentram-se nos estados do sul da costa leste norte-americana, de clima mais quente.
Os dados norte-americanos são alarmantes para todos, inclusive no Brasil. Se um dos países mais ricos do planeta, com uma medicina veterinária avançada e uma indústria farmacêutica de vanguarda, os casos se alastraram, imaginem como está o problema no Brasil onde as pesquisas e estatísticas são precárias.
A Dirofilariose é considera doença endêmica em todo o litoral paulista e em parte do litoral do Rio de Janeiro e do Nordeste. A larva do verme é transmitida a cães e gatos por meio dos mosquitos comuns, inclusive pelo inseto transmissor da Dengue.
Se há mosquitos, há risco de uma epidemia de Dirofilariose.
A boa notícia é que há prevenção contra o Verme do Coração. E há exames de sangue capazes de dizer se o cão ou gato estão ou não infectados. O tratamento precoce é fundamental. Consulte um médico veterinário sobre o assunto.
Para saber mais: https://www.heartwormsociety.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário