sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Missão para os cachorros: farejar o câncer!


Reprodução da matéria na seção Logo, do Diário do Comércio
                             Os cães são capazes de detectar o câncer de pulmão em seres humanos precocemente. É o que afirma pesquisa do European Respiratory Journal, conforme  noticiado na seção Logo, do Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Portanto, os cães, que já têm as funções de companhia, guarda, ajuda a deficientes visuais etc, ganham mais uma missão: a de nos ajudar no diagnóstico precoce de uma doença terrível. Eles são, por tudo isso, nossos melhores amigos.
                            Vale a pena ler a matéria completa em Logo: http://www.dcomercio.com.br/index.php/logo



Um comentário:

  1. Oi Ricardo!
    Até que enfim venho conhecer seu blog!rs
    Bem, quanto a esta notícia, eu vi há muitos anos atrás um documentário sobre a "capacidade farejadora" dos cães em perceber quaisquer tipos de alterações em humanos, provavelmente por faro relacionado à alteração da temperatura corporal do humano. Sempre achei que deveriam pesquisar mais a respeito, e acho que isto está sendo feito! Muito legal!
    Na época falavam em fazer um "focinho mecânico" se conseguissem descobrir como funciona o olfato apurado dos cães; além disso, cães que avisam proprietários diabéticos, mintos antes de uma queda glicêmica, ou quem tem convulsão, minutos antes de ela ocorrer, por sua pura e simples percepção, sendo possível ao proprietário procurar ajuda a tempo!
    Espero que eles realmente ampliem pesquisas deste tipo e coloquem-nas em prática!
    Abraços
    Renata Paixão

    ResponderExcluir