domingo, 13 de novembro de 2011

Rumo a Londres, a capital internacional do Bem-Estar Animal.


A partir da esquerda: Daniela, Tadeu, Claudia, Fábio e Caroline,
vencedores do Prêmio da SWPA/Foto Ricardo Osman 
  
                   Cinco estudantes de Medicina Veterinária da FMU, em São Paulo, já estão correndo para se encontrar com os súdidos de Sua Majestade, na Inglaterra, terra do naturalista Charles Darwin e dos mais avançados conceitos de Bem-Estar Animal. Eles vão desembarcar em Londres em fevereiro de 2012 para receber, com todas as honras, o Prêmio WSPA Bem-Estar Animal 2011.  Trata-se de prêmio importantíssimo da Sociedade Mundial de Proteção Animal (a sigla em inglês é WSPA), que tem sua sede em Londres. Claudia Zanatta Missrilian, Caroline Deguide, Daniela Cleante Garcia Dias, Fábio Henrique dos Reis Mendes e Tadeu Campioni Morone Cardoso venceram disputado concurso no Brasil sobre o tema, do qual participaram diversas universidades. "Estamos felizes com o reconhecimento do trabalho", disse Claudia. "Foram vários meses de pesquisa aprofundada sobre o Bem-Estar Animal aplicado à produção." A equipe contou com a orientação das professoras Andrea Roberto Bueno Ribeiro e Paula Bastos.
A equipe da FMU (Campus Morumbi)
   Na Inglaterra, a equipe da FMU irá visitar a fazenda-modelo que a WSPA mantém em parceria com a FAI (Food Animal Initiative) em Oxford e conhecerá a sede internacional da entidade em Londres. Não é pouca coisa. Além disso, eles vão se encontrar com renomados especialistas na área de Bem-Estar Animal.
   O conceito de Bem-Estar Animal é hoje tão importante para a produção de carnes, frangos e ovos, para os animais de companhia, os silvestres e os trabalhos dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) como é o conceito de Sustentabilidade para as empresas do varejo, da agricultura e da indústria em todo o mundo. São conceitos que fazem parte das discussões sobre o futuro do planeta e a evolução da sociedade humana. Nada mais natural, portanto, que os estudantes estejam afinados com seus princípios e suas descobertas. A WSPA é uma das mais consagradas entidades internacionais de proteção, resgate e Bem-Estar Animal, com mais de 29 anos de experiência e presente, por meio de filiadas, em 156 países. É um órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) e está atuando no Brasil desde 1989. 
                 Parabéns a todos os participantes e organizadores do concurso que vem contribuir com o avanço da Medicina Veterinária de todo o País. Com certeza, o conhecimento e os contatos adquiridos por estes estudantes vencedores vão enriquecer o debate.

Para saber mais: O trabalho da WSPA concentra-se em quatro áreas prioritárias de bem-estar animal:
 1) Animais de companhia – guarda responsável de animais de estimação, gerenciamento humanitário de animais na rua e prevenção de crueldade contra os animais.
2) Exploração comercial de animais silvestres – criação intensiva e manuseio cruel e matança de animais silvestres para produção de alimentos ou derivados.
3)Animais de produção – criação intensiva, transporte de longa distância e abate de animais para produção de alimentos.
4) Gerenciamento em casos de desastres – assistência aos animais afetados por desastres naturais ou provocados pelo homem e, com isso, preservação dos meios de vida das populações locais.


Site: http://www.wspabrasil.org/

3 comentários:

  1. Não me canso de parabenizar nossos colegas de classe....aproveitem bastante...e desculpa não poderia deixar de falar que vcs DERAM RASTEIRA EM MUITAS FACULDADES PÚBLICAS QUE SE INTITULAM AS MELHORES!!!!!
    Adorei a foto Ricardo

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Novamente meus parabéns amigos, desfrutem bastante desse prêmioo pois realmente são merecedores! um enorme beijo a todos. Riii ficou muito bom a reportagem. Bjo Nayara.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS FICO SUPER ORGULHOSO DE TER COLEGAS DE CLASSE TÃO DEDICADAS ASSIM...!!! VOCÊS MEREÇEM..!!! ABRAÇOS E BOA VIAGEM..!!

    ResponderExcluir