quarta-feira, 23 de abril de 2014

Onça-pintada, a estrela do ecoturismo no Pantanal.

                   
A onça Esperança no avistamento do Projeto Onçafari/Divulgação

Foi lançado ontem em São Paulo o documentário Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar, que apresenta a trajetória do Projeto Onçafari, realizado no Pantanal Sul-mato-grossense por uma equipe de profissionais. Esse projeto, baseado em trabalhos semelhantes realizados ao redor do mundo, principalmente na África, pretende incentivar o turismo de avistamento de animais no Brasil, com foco na onça-pintada. Esperamos que seja bem-sucedido, levado sempre com transparência e seriedade, porque é uma das forma mais eficientes de salvar a onça-pintada. O documentário foi patrocinado pela Tetra Pak e produzido pela Wild Life Conservation Produções e pela Marca D’água. O filme será exibido na TV aberta. 
                 O Projeto Onçafari foi idealizado por Mário Haberfeld, que responde hoje pela coordenação. O objetivo é ambicioso e pretende reunir a preservação da natureza, a proteção das onças, por meio do ecoturismo, o que garante renda e emprego a moradores dessa região do Pantanal. Segundo Haberfeld, as onças-pintadas são perseguidas e caçadas pelo falso prejuízo que causam às fazendas de gado. "Com a promoção e o crescimento do ecoturismo de avistamento na região, a comunidade percebe o valor de preservar a fauna", afirma Mario Haberfeld.
                    O documentário exibe passo a passo das ações realizadas desde o início do projeto, em 2010. Além de diversas cenas dos animais, inclusive de fêmeas e filhotes, o filme apresenta os progressos no método de “habituação” da onça-pintada aos carros com turistas, que não consiste em domesticá-las. Segundo a assessoria de imprensa do Projeto Onçafari, o programa conta com especialistas africanos para realização deste trabalho, que já conseguiu ambientar mais de 20 animais. 

Frase do site: "Turistas de todo o mundo poderão testemunhar o comportamento fascinante destes belos animais, a partir de um veículo. O turismo de avistamento de animais faz com que as onças pintadas valham mais vivas do que mortas e que tanto proprietários de terra, comunidade e a natureza lucrem com isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário