O veículo do Serviço SAMUvet/Foto Divulgação |
A Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota sobre o Serviço Médico de Atendimento Veterinário de Urgência, o SAMUvet:
"O idealizador do projeto foi o Diretor do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi. Apesar de o projeto ainda ser um plano-piloto, com duração de 90 dias, é considerado uma vitória por aqueles que há anos lutam por leis de proteção aos animais. Após o período, em que o SAMUvet vai funcionar 24 horas por dia, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.
A equipe do SAMUvet é composta por um médico veterinário (com uma maleta de primeiros socorros) e um motorista. Por enquanto só foi disponibilizado uma viatura, mas já é um começo. Demanda existe, muitas pessoas possuem animais de estimação, especialmente cães e gatos, e numa emergência a maioria não sabe a quem recorrer.
A Diretoria do Bem-Estar Animal atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana. A preferência do atendimento são cães e gatos, com ou sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras situações avaliadas como de extrema necessidade. Também são atendidos animais utilizados em farra do boi, e cavalos que podem até ter proprietários, mas que estejam sozinhos em vias públicas.
O serviço do SAMUvet será acionado somente através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, nos números de telefone 190/192/193, para evitar trotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário