sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Férias no litoral, mas longe do verme do coração.

  Se você está planejando passar as férias de verão ou o feriado de fim de ano com seu cãozinho ou gatinho no litoral, é melhor iniciar agora a prevenção contra uma doença grave, transmitida por mosquito: a Dirofilariose, mais conhecida como enfermidade do "verme do coração". Na mala de viagem, não poderá faltar o medicamento usado na prevenção, a ser dado para seu pet também na praia.
  A doença é causada pelo nematóide Dirofilaria immitis e acomete principalmente os cães (sim, logo nossos melhores amigos). É uma zoonose, rara ainda em seres humanos, e de distribuição geográfica mundial, com maior incidência em regiões de clima quente e úmido.
   No estado de São Paulo, regiões litorâneas são consideradas endêmicas, como as cidades de Bertioga e Guarujá, assim como pontos da costa do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, Alagoas e do Pará, embora haja registros em cidades do interior. 
  O mosquito (das espécies Culex, Aedes e Anopheles) pica um animal infectado (os canídeos são os hospedeiros definitivos) e as larvas passam a se desenvolver no inseto. O próximo animal picado corre o risco de receber o parasita, na forma inicial de microfilárias. 
  Você deve estar se perguntando se não entendeu algo errado. Verme do coração? Mas parasitas não ficam no intestino? Nem todos, trata-se de algo inimaginável, mas é real: a Dirofilaria immitis adulta, que chega a medir de 20 a 30 centímetros, instala-se no coração do seu cãozinho em dezenas, e em muitos casos isso ocorre de maneira imperceptível. Nos gatos, o pulmão é o orgão mais afetado por estes vermes longos e delgados.
  São uma das piores fotografias exibidas nas aulas das faculdades de Medicina Veterinária. O tratamento para a doença é complexo e todos entendem a razão disto: uma vez no coração e em artérias do pulmão, se forem mortos por fármacos os parasitas podem causar embolia pulmonar ou parada cardíaca. 
  O melhor, portanto, é a prevenção, simples e de custo acessível
  Vermífugos capazes de proteger cães e gatos contra a infecção pela Dirofilaria immitis estão à venda nas prateleiras das petshops do País.  
  Consulte o veterinário de seu pet
  É preciso fazer um programa de prevenção correto e seguir o calendário das doses mensais à risca. Uma dica importante: o programa começa agora, dois meses antes de alguém gritar dentro de casa "Vamos pra praiiiiaaaa".
   Cuide do coração de seu pet! Ele com certeza merece!

 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário