quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

No Natal, a festa é sua, é nossa e do seu pet também.

É Natal! Nascimento de Jesus. Os pastores nos arredores de Belém ouviram de um anjo a orientação: "Acharei um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura", diz o Evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 12.

José e Maria acomodaram Jesus em uma manjedoura, que nada mais é do que "um tabuleiro em que se deposita comida para vacas, cavalos e outros em estábulos", como ensina o Dicionário Houaiss (Editora Objetiva).

Não poderia haver maior reconhecimento da importância espiritual dos animais.

O Filho de Deus, na fé cristã, vem a nós não em berço de ouro, mas onde seres mansos e acolhedores iriam se alimentar. 

Em outra passagem, a chegada a Jerusalém, Jesus agora adulto entra sentado  sobre um humilde jumentinho. Não precisa dizer mais nada: "venho em paz".

Os pastores e a manjedoura inspiraram séculos depois (precisamente em 1223) a criação do primeiro presépio de Natal, montado por São Francisco de Assis, na gruta de Greccio, na Itália.

Hoje, os cristãos reproduzem em suas casas o conhecido Presépio. Há até quem ponha patinhos em um lago ao redor de Jesus, cavalinhos e (por que não?) cachorrinhos e gatinhos.

O Natal é uma celebração em família, por tradição. Os pets, membros essenciais de suas famílias, trazem conforto e alegria, às vezes destroem parte da decoração, brincam com as bolinhas da árvore, (oops!), e também ganham mimos e  presentes de Papai Noel! 

Uma festa! Que é sua, nossa, e dos pets também!

Mas isso não quer dizer que aquele peru ou tender temperado vai entrar na dieta dos pets. Isso pode acarretar lembranças não muito boas, da comilança de Natal, e até internação em clínica veterinária.

Além disso, saiba que seu cachorrinho e seu gatinho preferem mesmo o silêncio, aos fogos de artifício e à algazarra.

Devem ficar em um cômodo da casa sossegados, em vez de vivenciar o entra e sai de familiares e convidados que, por um lapso qualquer, podem deixar a porta ou portão aberto propiciando uma fuga do seu bichinho. Garanta o conforto e a segurança dos amigos de quatro patas.

Os animais parecem nos dizer: "um bebê nasceu, silêncio!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário