sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Ano novo, vacina nova!

    Na medicina veterinária não há discussão e nem consulta pública: todos os filhotes de cães e gatos, os animais adultos e idosos devem ser vacinados todos os anos contra as principais doenças infecciosas destas espécies.
 
    Os filhotes de cães devem receber três doses de vacinas em série, e os filhotes de gatos duas em série, ministradas após o desmame. Enquanto a série não está completa, é necessário manter os filhotes afastados de outros animais, até ativarem totalmente seus sistemas imunológicos, pois ainda há um risco de ficarem doentes. 

   Se o pet for adulto, é sempre interessante aproveitar a virada do ano para checar na Caderneta de Vacinação a data da reaplicação das vacinas, que é anual. Cães  adultos e idosos precisam de uma dose das vacinas conhecidas como V8 e V10 (contra 8 ou 10 doenças de caninos), enquanto os gatos devem receber as vacinas V4 ou V5 (contra 4 ou 5 doenças de felinos).

    As aplicações de V8 e V10, por exemplo, incluem a proteção contra a Cinomose, a Parvovirose e o Coronavírus canino (sim, há um vírus espécie-específico do tipo corona que infecta o cão, e não, não é o da COVID 19). E a V4 ou a V5 incluem a proteção contra a gripe dos gatos, ou Rinotraqueíte, e contra a Panleucopenia.
 
    Para completar o esquema anual de imunização, também é necessário vacinar cães e gatos contra a raiva. Todos os anos é preciso fazer este "reforço" para garantir que o nível de proteção oferecido pelas vacinas não diminua com o tempo.
      
   Afinal, ninguém quer ver seu pet gripado ou com uma doença infecciosa mais grave e capaz de causar sequelas ou mesmo morte, quando é possível evitar o problema.
   
     Por isso é necessário consultar sempre  um veterinário, que vai organizar as aplicações da forma correta, para que seu cãozinho ou gatinho esteja sempre protegido.

   Desejo a todos os nossos leitores, que comecem o ano com pata direita

   E nada de negacionismo aqui no mundo animal, hein!
    
   Um Feliz e Abençoado 2022 para vocês e seus pets! 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário