quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Férias com os pets exigem prevenção contra doenças endêmicas

   As férias de fim de ano podem ser boa oportunidade para curtir novos lugares com os seus pets. Mas os tutores que pretendem viajar com seus bichinhos devem apresentar o roteiro a um médico veterinário e procurar saber se há necessidade de medidas de prevenção a doenças endêmicas a serem adotadas. Doenças endêmicas são aquelas que existem em determinadas regiões e podem ser transmitidas ao pet turista. 

   Além das vacinas obrigatórias dos cães e dos gatos, e da proteção contra picada de pulgas e de carrapatos, a viagem muito provavelmente deverá ser precedida de vacinas contra a Leishmaniose (doença conhecida como Calazar) e de medicamento ou injeção de prevenção a Dirofilariose (o verme do coração). 

     A leishmaniose é uma zoonose (doença transmitida por animais ao homem) e que pode ser fatal. Essa zoonose tem o cão como reservatório urbano do protozoário Leishmania infantum chagasi. Por meio do mosquito palha infectado (Lutzomyia longipalpis), o protozoário é transmitido a outros animais e aos seres humanos. 

     A leishmaniose está presente na sua forma endêmica no Nordeste em cidades como  João Pessoa, capital da Paraíba. No estado de São Paulo, os índices da doença são altos na cidade de Araraquara. A prefeitura deste município promove a Campanha Verde-Claro em agosto, de alerta para gravidade da doença.  

    A Dirofilariose canina é uma doença potencialmente fatal que tem como agente etiológico o parasita nematóide Dirofilaria immitis. Os canídeos são seus hospedeiros definitivos habituais. A gravidade da doença está relacionada com o número de vermes, a duração da infecção e a resposta individual do hospedeiro, afirma a médica veterinária Carla Cicarino, em seu estudo de conclusão de curso na FMU. O modo mais comum de transmissão da doença de um animal para outro é através da picada de mosquitos culicídeos.

   A Dirofilariose é endêmica no litoral paulista, em todo o estado do Rio de Janeiro, em cidades do Nordeste, principalmente de Alagoas e Paraíba. Mas está presente também no Pará e em Santa Catarina.  

   Repelentes são indicados na prevenção de ambas as doenças. 

  Portanto, para que a viagem seja perfeita, na hora de fazer as malas inclua os cuidados com o seu pet. 

    Boa viagem!

             


Cartaz da campanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário