segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Ano começa com o Cadastro Nacional de pets

  Os cães e os gatos de todo o País ganharam o direito de ter uma Carteira de Identidade com validade em todo o território nacional. Documento parecido com o nosso. O início do projeto está previsto para este mês de janeiro de 2025.  

 O governo federal criou o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, algo inédito no País, que vai funcionar por meio da conta Gov.br dos tutores dos pets.

 Ao cadastrar seu cão ou seu gato no sistema, os tutores terão direito de emitir a Carteira de Identidade deles, útil para o caso de viagens pelo país e nas campanhas de vacinação promovidas pelo poder público. 

  Os tutores terão que inserir no sistema Gov.br os dados do animal, as vacinas já tomadas e o endereço em que residem. No entanto, nesta primeira semana de janeiro o autor do blog acessou a conta Gov.br e o Castrado Nacional de Animais Doméstico ainda não estava disponível para os usuários. 

  O sucesso do Cadastro Nacional dos pets vai depender muito da participação dos tutores e da confiança destes no sistema. A inscrição no Cadastro é voluntária e gratuita. 

   Se o projeto for bem-sucedido, será de grande importância também para medidas de saúde pública, uma vez que cães e gatos podem transmitir algumas doenças às pessoas. Tendo um raio-x da população de cães e gatos no País pode-se pensar em linhas de trabalho, como vacinação contra a doença raiva mais bem elaboradas.

  Além disso, um Cadastro Nacional deve inspirar medidas e pesquisas sobre o bem-estar animal e orientar com maior precisão as campanhas de castração públicas, nas regiões onde são mais necessárias. 

   A teoria é boa, mas a prática é que vai dizer se a novidade vai dar certo e se veio para ficar!    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário