sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um paciente especial: o jumento Juventino.


Juventino no hospital veterinário da FMU/Fotos de Ricardo Osman/Exclusivo
    REPORTAGEM EXCLUSIVA DO DIA DO TRABALHO O jumento Juventino é um bichinho de sorte. Ele sofreu um acidente em março deste ano, mas conseguiu ser atendido no hospital veterinário da faculdade FMU, localizado no campus do bairro do Morumbi, onde continua internado, mas já sem risco de morte. Não é todo dia que os veterinários atendem um jumentinho de nove meses de idade em uma emergência. Juventino tornou-se um paciente especial e mobilizou toda uma equipe de veterinários.
O ACIDENTE – Juventino vivia em uma fazenda na região Centro-Oeste do País, mas foi amarrado a uma corda. A corda, porém, enroscou na pata traseira esquerda (na foto, com o curativo) e "estrangulou" o membro de tal forma que a circulação sanguínea ficou comprometida. A extremidade da pata, sem irrigação, necrosou. O seu dono precisou fazer uma viagem a São Paulo e trouxe Juventino, levando-o para o hospital da FMU.
Hora do almoço
O LUTADOR – Quando chegou, o jumento surpreendeu veterinários, ao demonstrar um quadro clínico estável diante de uma ferida tão grave. Juventino mostrou que é um lutador. Por causa da área necrosada, o animal perdeu o casco (que caiu), e as falanges distal e média do membro pélvico esquerdo. A título de ilustração, podemos dizer que ele perdeu a unha e a ponta do terceiro dedo da pata. Os jumentos, assim como os cavalos, caminham sobre o terceiro dedo (contado de dentro para fora). As espécies evoluíram desta forma na natureza, o que garantiu grande velocidade e resistência.
 PRÓTESE – A perna traseira esquerda do jumento ficou mais curta. Juventino tornou-se, de certa forma, um deficiente físico. Mesmo que se recuperasse, seu estado de saúde exigiria uma atenção especial para o resto da vida e provavelmente até uma prótese, para que ele pudesse caminhar normalmente.  Tudo isso foi discutido com seu proprietário nos primeiros dias da internação. O dono disse que não teria condições de manter Juventino dessa forma no pasto da fazenda e decidiu abrir mão dele. Para o dono, não havia mais nada que fazer pelo pobre jumentinho. Mas Juventino é um bichinho de sorte! Uma professora, médica veterinária, decidiu adotá-lo e se responsabilizou por seu longo e pioneiro tratamento.  

Juventino e a prótese provisória
 O TRATAMENTO  Nos primeiros dias de internação no hospital, Juventino foi tratado com anti-inflamatórios, antibióticos e analségicos. O objetivo era reduzir a ferida na extremidade da pata esquerda. No momento, Juventino usa uma prótese provisória, feita com ataduras e uma tala sob medida, para ganhar apoio na pata esquerda. Ele vai usar essa prótese provisória até completar a fase de crescimento, por volta do primeiro ano de vida. A equipe de veterinários já considera a ideia de desenvolver para Juventino uma prótese definitiva para garantir mobilidade correta e sem dor ao animal. O equipamento é inovador e muitos pontos são ainda considerados. Hoje, o tratamento de Juventino é à base de fitoterápicos e inclui óleo ozonizado, que favorece a cicatrização. Como se diz por aí, Juventino tá chique! Nas próximas semana ele deve ter alta do hospital e seguirá para seu novo lar: uma chácara localizada no interior de São Paulo. Vida longa ao amigo!
DIA DO TRABALHOFazemos aqui esta homenagem especial a Juventino e a todos os jumentos do planeta, animais que trabalham muito, desde a Antiguidade, levando cargas, transportando barris de água etc. Eles tornam a vida dos seres humanos mais fácil e confortável. Devem ser homenageados em 1º de Maio, no mundo animal.               
                                           
             

terça-feira, 24 de abril de 2012

Gatos no mundo fashion

                              Sabemos, naturalmente, que os animais não devem ser humanizados, porque isso atrapalha a felicidade deles e muitas vezes é reflexo do caprinho e do egoísmo de seus donos. Mas não há como reconhecer a linda coleção fashion do CatAtelier, como podemos ver nas fotos abaixo. Neste caso, abriremos uma exceção: se eles ficam ainda mais lindos, então melhor para todos.
Modelo da CatAtelier com chapéu

Um traje especial

Elegância

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Rei Juan Carlos, da Espanha, é surpreendido em caçada a elefante na África.

O rei Juan Carlos da Espanha (à direita na foto) diante do elefante abatido/Foto arquivo

                                Em um momento em que a Espanha enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história (dados de hoje indicam recessão econômica) e o mundo discute cada vez mais a importância da preservação da natureza e das espécies selvagens, o rei Juan Carlos foi surpreendido na semana passada caçando animais na África, com sua espingarda. O fato somente veio à tona por causa de um acidente que o rei sofreu durante sua permanência no continente africano. A caçada é considerada por ele como um esporte, algo que faz desde a juventude, mas o rei deve estar atento ao entendimento das novas gerações, que não compreendem este tipo de massacre. Vejam a face do elefante sobre o tronco da árvore, em uma cena lamentável. Este blog não concorda, em nenhuma hipótese, com a caça, nem em regiões onde, eventualmente, seja permitido como controle da população de animais selvagens. Hoje, existem técnicas avançadas para o controle de populações, que dispensam tal sofrimento aos animais. Os seres humanos não têm o direito de matar indiscriminadamente os bichos, que são filhos do mesmo Deus.
                                Reconhecemos, porém, como positiva a atitude do rei de Juan Carlos que pediu desculpas nesta semana ao povo da Espanha. "Lo siento mucho. Me he equivocado y no volverá a ocurrir". Traduzindo: "Eu sinto muito. Me equivoquei e isso não voltará a ocorrer", disse ele, referindo-se às férias fora de hora e à caça aos elefantes. O rei disse que voltaria a trabalhar imediatamente e a assumir suas obrigações diante da nação, combalida por uma das piores recessões de sua história.  

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A recuperação extraordinária de um labrador

ANTES: no dia do resgate
das ruas da zona sul
 de São Paulo.
DEPOIS: 11 dias após ser
retirado das ruas surge
a expressão meiga e de descanso.










                                          
                                

                                        

            Uma transformação rápida e surpreendente.

                                       O labrador preto da foto foi encontrado na rua Verbo Divino, na zona sul de São Paulo, na noite do dia 7 de abril de 2012. Ele estava extremamente cansado, as pernas já tremiam de tanto andar, estava com sede e mal alimentado. O pior era o estresse e o risco de morte por atropelamentoResgatado da rua por um grupo de amigos e protetores o labrador preto foi levado para um hotel em São Paulo, onde permanece sob os cuidados de profissionais. Nesta quinta-feira, dia 19 de abril, fui visitá-lo e fiquei muito feliz com o que vi, ao reencontrar no animal os olhos meigos e descansados dos labradores. Este tem sido um dos mais gratificantes resgates devido à rápida recuperação do animal. Não é fácil, como todos sabem, retirar um cão perdido das ruas, mas graças a Deus este labrador preto já não corre mais risco de morte. O grupo de protetores no momento procura o seu dono. As despesas com hotel e alimentação estão sendo de responsabilidade do autor do blog e da protetora Adriana Porlan.


O labrador em foto de 28 de abril de 2012/Ricardo Osman


Foto recente do labrador, de final de maio de 2012.

domingo, 15 de abril de 2012

MEC reconhece a residência de Medicina Veterinária

         Um avanço na profissão

           O Ministério da Educação (MEC) reconheceu oficialmente a residência em Medicina Veterinária no País, com a criação e concessão, a partir de agora, de 169 bolsas para residentes. A notícia é animadora e chega depois de 20 anos de reivindicações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A partir de agora, o MEC reconhece os programas de residência como pós-graduação lato sensu, e não mais como curso de especialização. A atividade está regulada pelo MEC, que irá financiar residentes.
A novidade vai estimular faculdades, professores e alunos, e sem dúvida vai contrubuir para o progresso do sistema de saúde do País e o bem-estar dos animais. A residência na área de saúde é feita por formados na forma de estágio dentro dos hospitais das faculdades, de segunda a sexta-feira. As novas bolsas são no valor de R$ 2.384,82 mensais – o dobro do que os residentes normalmente ganham das instituições de ensino. Segundo informação de Brasília, dos 170 cursos de Medicina Veterinária existentes no País, 60 têm cursos de residência. Os formandos já podem se candidatar.  

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Movimento "Crueldade Nunca Mais" lança petição a favor de maior proteção Penal ao meio ambiente e aos animais no País. Participe!

      Se você concorda que as leis brasileiras não punem com severidade os maus-tratos aos animais e os crimes contra o meio ambiente, assine imediatamente a petição lançada pelo "Movimento Crueldade Nunca Mais". Esse blog apoia oficialmente o movimento. Na página http://www.crueldadenuncamais.com.br/ você irá encontrar a petição que tem o seguinte título: "Pelo Avanço da Proteção Penal ao Meio Ambiente e aos Animais".

       O movimento está recolhendo assinaturas em todo o País e já tem o apoio de autoridades e personalidades ligadas à causa do meio ambiente, como Angela Caruso, presidente do Quintal de São Francisco, Juliana Bussab, da ONG Adote Um Gatinho, o escritor Fernando Gabeira e o coronel Milton Sussumu Nomura, da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, e muitos outros. 

Reproduzimos acima o sensacional anúncio exibido no site
do Movimento Crueldade Nunca Mais.
 Este é sim o País de todos, de todos os seres.

domingo, 8 de abril de 2012

O cachorrinho da Páscoa

O cachorro encontrado perdido em São Paulo
Em vez do coelho, um cachorro. Foi o que a Páscoa reservou a um grupo de amigos protestores de animais da Chácara Santo Antônio e da Granja Julieta, bairros da zona sul de São Paulo. O cachorro da foto, um labrador, foi encontrado perto da rua Verbo Divino, quase esquina com Inácio Borba, na noite de sábado, dia 7 de abril. Ele estava perdido e usa coleira peitoral preta. Infelizmente, não tem o número de telefone na coleira (sempre recomendamos aos que têm cachorros que mantenham na coleira uma plaquinha de identificação). Estamos em campanha para encontrar o possível dono, torcendo por um final feliz. No momento, ele é acolhido por um grupo de amigos, que já admira suas qualidades: é sociável e obediente. Tem provavelmente entre 8 a 9 anos de idade. Uma feliz Páscoa para todos!  Informamos que o cachorrinho foi examinado nesta segunda-feira, dia 9, pelo Dr. Sandro Colomba Calixto, médico veterinário com clínica na Avenida João Carlos da Silva Borges. O labrador passa bem e foi encaminhado, em seguida, por protetores da Chácara Santo Antônio e Granja Julieta para hotel no bairro do Butantã. Agradecemos o apoio da protetora Dinorah Ereno, do Butantã. Estamos todos na torcida para que esse labrador tenha um lar. As despesas com hotel e alimentação estão sendo de responsabilidade do autor do blog e da protetora Adriana Porlan.
ANTES: O cachorrinho já no hotel
 
Uma semana depois do resgate, no hotel.

 

                             DEPOIS: expressão mais descansadas e meiga (11 dias após o resgate).

 ANTES: cansado e estressado.                                
                                       

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vem aí a Semana Nacional de Controle da Leishmaniose

                O Brasil terá em agosto uma Semana Nacional de Controle da Leishmaniose, doença grave, que acomete homens e cães, e precisa realmente de um forte trabalho de prevenção e conscientização. Nesta quarta-feira, dia 4 de abril, a Agência Brasil deu a notícia em seu site, em texto da repórter de Brasília Christina Machado: "Foi publicada nesta quarta-feira, dia 4 de abril, no Diário Oficial da União a lei que institui a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. A comemoração será anual, na semana que incluir o dia 10 de agosto. O objetivo é estimular ações educativas e preventivas e promover debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose. A iniciativa também deve apoiar atividades da sociedade civil e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à doença. A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É transmitida pela picada do mosquito-palha infectado. O cão doméstico pode ser hospedeiro do parasita. Pode ser cutânea (caracterizada por feridas na pele) ou visceral (que ataca vários órgãos internos). Tem evolução crônica e, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos." Edição: Graça Adjuto da Agência Brasil.
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PF desarticula quadrilha de tráfico de aves no País

                Notícia desta segunda-feira, dia 2 de abril, da Agência Brasil:
                A Polícia Federal (PF) desarticulou quadrilhas que traficavam aves silvestres e exóticas. Deflagrada hoje, a Operação Estalo cumpre 62 mandados judiciais em Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, no Ceará, Amazonas, em Santa Catarina, Roraima e no Distrito Federal. Mais de 12 mil aves contrabandeadas pelas quadrilhas foram apreendidas em rodovias e aeroportos do País.
Operação da Polícia Federal/Divulgação
    As investigações foram iniciadas há mais de um ano, após a constatação de que aves vindas do Equador, Peru e da Venezuela estavam sendo contrabandeadas por criadores de canários. De acordo com a PF, esses criadores obtiveram “grandes quantias em dinheiro nas chamadas rinhas”. Adquiridas nesses países por cerca de R$ 12, as aves eram vendidas no mercado clandestino brasileiro por preços a partir de R$ 130. Nas rinhas, os pássaros eram avaliados de acordo com a habilidade apresentada. Alguns chegavam a valer R$ 100 mil. As apostas chegavam a R$ 50 mil.
      A PF informou que, como estratégia para promover "pseudolegalização" documentos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) eram falsificados ou adulterados e que boletins de ocorrência policial eram usados para justificar a comercialização irregular das aves. Pelo menos oito dos envolvidos tinham cadastro no Ibama. Alguns chegaram a ser multados pelo órgão, em valores superiores a R$ 30 milhões, por irregularidades como transporte clandestino, comércio ilícito e manutenção em cativeiro. Um policial civil facilitava a entrada das aves no País. Na lista de crimes cometidos pelos envolvidos estão corrupção ativa, contrabando, receptação, formação de quadrilha, falsificação de selo público, inserção de dados falsos em sistema de informações, além de inúmeros crimes ambientais, cujas penas, somadas, podem chegar a 50 anos de reclusão.
Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil
Site: http://agenciabrasil.ebc.com.br/