sexta-feira, 25 de março de 2011

Cães de raça são também abandonados

Esqueceram de mim, versão canina: Pingo, um Bichon Frisé (a raça foi desenvolvida na França e na Bélgica), foi deixado para trás no Natal de 2009 em bairro nobre da cidade de São Paulo

A empresária Patrícia Cicarelli não imaginava ao inaugurar a Simply Pet, sua bem equipada petshop e hotel na rua Tumiarú, diante do Parque do Ibirapuera, região nobre da cidade, que iria se deparar com um problema grave: o abandono de animais, como cães e gatos, coisa atribuída apenas aos bairros populares de São Paulo. Sim, esta é uma triste realidade, como afirma Patrícia. Gente abastada, que vive em apartamentos espaçosos e anda em carros caríssimos, nem sempre é leal a seus pets. No Natal de 2009, o cachorrinho Pingo, um valioso Bichon Frisé, foi posto ao relento, e sua história poderia ser  nova versão do filme Esqueceram de Mim. Foi vítima do desamor em época tão especial, mas Patrícia conseguiu socorre-lo e uma cliente da Simply Pet o adotou. A seguir a ENTREVISTA EXCLUSIVA:

AnimaisOk: Você já se deparou com o abandono de cães de raça?
Patrícia: Sim. Cães de raça são abandonados semanalmente, principalmente nas épocas de festas. O Natal sempre nos assusta muito, as pessoas acham lindo dar um cachorrinho de presente e nem  sabem se o presenteado tem condições de cuidar do pequeno. Após alguns meses, são abandonados.

   Empresária Patrícia Cicarelli, da Simply Pet
AnimaisOk: Qual o caso que mais a impressionou? 
Patrícia: Uma pequena West Highland, de 3 meses de idade, foi abandonada duas vezes em pouco tempo. A primeira dona ficou 30 dias com a pequena, que foi dada de presente para a filha, de 5 anos. Essa cachorra custou R$ 3.500,00, mas nem pagando as pessoas pensam na "Vida" e quanto ela é importante. Foi deixada para trás, mas foi resgatada. A nossa intenção era conseguir alguém muito bacana para amá-la. Uma pessoa cheia de amor veio na hora certa, foi feito todo o enxoval, todos os detalhes pensados. Vimos uma semana de amor e cuidados e então... novamente a cachorrinha foi deixada para trás. Qual o motivo? O que me disseram foi que a pequena West acordava às 4 horas da manhã e queria brincar, incomodando sua nova dona. O que podemos pensar?

AnimaisOk: Donos de alto poder aquisitivo não têm problema com as despesas de seus animais. Quais as razões para abandoná-los?
Patrícia: As pessoas compram os animais por serem bonitinhos  e esquecem os cuidados que eles precisam ter: dedicação, amor, tempo disponível para brincar, educação e passeios. A saúde é outro ponto muito importante pois, como nós, precisam de cuidados básicos e podem ficar doentes. Algumas pessoas acham simplesmente perda de tempo cuidar deles.

AnimaisOk: Você acha que algo pode ser feito para mudar esta realidade? Quais cuidados você adotou na Simply Pet na venda de um animal de raça?
Patrícia: Em primeiro lugar analisamos o perfil do cliente e seus hábitos, sugerindo a raça mais adequada. Enfatizamos a necessidade de dedicação de tempo e todos os cuidados ao longo da vida deste pequeno. Para mudar a realidade com a qual nos deparamos, precisamos de mais amor e, como digo aos clientes, nunca esquecer dos olhos que te amaram, desde o primeiro dia. Jamais esqueço desses olhos. Ah, o Pingo hoje está muito feliz!

Um comentário:

  1. Osman,
    parabéns pela matéria.
    Caro ou barato, animal não é mercadoria e nem brinquedo. Sou totalmente contra o comércio de animais!!!
    Eles são, sim, seres muito mais evoluídos que os humanos.
    Bjo e Sucesso!
    Sonaira San Pedro

    ResponderExcluir