quarta-feira, 23 de março de 2011

A hora da mamadeira

            
                   Na sala de aula: Cristina Furtado e o filhote resgatado das ruas

Bacharel em Direito e estudante de Medicina Veterinária, Cristina Gioseffi Furtado, de 44 anos, não desiste de seus objetivos nem diante de obstáculos aparentemente intransponíveis. Ao resgatar das ruas quatro filhotes de cachorro, ela não vacilou em levá-los para a sala de aula para dar as mamadeiras. Casada, mãe das meninas Maria Vittoria, 10 anos, e Natália, 8 anos, Cristina é uma protetora de animais abandonados. Ela resgata cães e gatos das ruas e procura novos lares para eles. No momento, mora no município de Itapevi onde mantém 30 animais. A seguir, a entrevista:

AnimaisOk – Por que as pessoas abandonam tantos seus cães e seus gatos?
Cristina – As pessoas abandonam animais porque acham que eles são objetos de consumo, coisas descartáveis. Por isso, no momento em que ficam velhos, feios ou doentes, os deixam para trás.

AnimaisOk – Quais os casos mais comuns de abandonado?
Cristina – Creio que tantos os velhos como os filhotes são abandonados na mesma proporção, embora por motivos distintos. Os animais velhos são considerados custosos, trabalhososOs filhotes são abandonados por fazerem suas necessidades em qualquer lugar e chorarem muito. Vivemos em uma sociedade sem responsabilidade social, onde as pessoas abandonam animais e até familiares, filhos e pais.
AnimaisOk – O número de cães e gatos abandonados aumenta nos feriados, como o da Páscoa? Por  que?
Cristina –  Sim, isso é verdade. Creio que seus donos não querem pagar o hotelzinho, querem viajar, mas não sabem o que fazer com seus cães e gatos, e os jogam fora. Para estas pessoas, é mais fácil comprar ou ganhar outro animal depois. No Brasil, há muita reprodução de fundo de quintal, o que favorece o abandono.

AnimaisOk – O que pode ser feito para amenizar o problema?
Cristina – Acredito que a educação seja o único caminho para se revitalizar o processo de humanização e civilidade em nossa sociedade. Devemos preparar nossas crianças para mudar esta realidade social. O homem deve REAPRENDER A RESPEITAR SEU SEMELHANTE E A NATUREZA.

Os interessados em adotar animais podem entrar em contato com a Cristina no telefone (11) 4145-1955

Um comentário:

  1. Sou testemunha da tenacidade com que o Ricardinho Osman defende os animais animais.Seu idealismo e determinação servem de exemplo a todos nós. O blog AnimaisOk é prova disso tudo. Ao futuro doutor dos bichos, a minha admiração.
    Carlos de Oliveira

    ResponderExcluir