sexta-feira, 10 de junho de 2011

Namoro à moda antiga



O casal de namorados Bruce e Nora/Foto de Leonardo Moraes/LUZ/Diário do Comércio
   Em homenagem aos animais enamorados, escrevi reportagem publicada no Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A direção do jornal cedeu gentilmente o texto e as fotos para reprodução aqui no meu blog. Vale conferir:

Eles passeiam nos parques, lado a lado, antes de qualquer intimidade. No sofá da sala, brincam sob a supervisão de um adulto. Estranhou algo? Este é um namoro do mundo animal, que acontece em lares da Capital. Nada a ver com a onda do "ficar". Bruce e Nora, dois Golden Retrievers, parecem reeditar as cenas de A Dama e o Vagabundo, de Walt Disney. Alguns gatos terão comemoração especial no dia 12. Eles foram dados de presente em igual data, anos atrás. Hoje formam um casal inseparável, ao lado dos donos.



Tatiana (esq.) e Mel/Foto Leandro Moraes
     Com a bênção da internet
Os cães Bruce e Nora se conheceram graças a um site de relacionamento na internet, exclusivo para os bichos. A dona de Bruce, a empresária Tatiana Florestano Nespatti, de 34 anos, que dirige a agência Ultra Viagens e Turismo, localizada no bairro da Vila Romana, em São Paulo, resolveu buscar na internet uma companheira para seu cão.
Tatiana acessou a página e inseriu fotos de Bruce e algumas indicações: golden retriever, de dois anos, pesando 30 quilos, educado etc. Um mês depois, recebeu no e-mail uma resposta. Do outro lado do mundo virtual estava a solitária Nora, uma fêmea da mesma raça, de 23 quilos, e um ano e dois meses de idade, pronta para começar a namorar.

A dona de Nora, a fisioterapeuta Mel Guedes, de 30 anos, e Tatiana descobriram que eram vizinhas na zona oeste da Capital e marcaram encontro dos cachorros no Parque Villa-Lobos. "Nunca tinha entrado neste tipo de site. Mas faço o que posso pelo Bruce. No parque, foi amor à primeira vista", disse Tatiana, ao relembrar o encontro no final do ano passado. "O namoro de Bruce e Nora seguirá agora para o casamento. Não tem volta", acrescentou ela.
Mel Guedes aprova o relacionamento: "Bruce e Nora se gostam muito, brincam o tempo inteiro", afirmou ela. "Estou feliz por ela ter um companheiro, porque em casa não temos outros cachorros." A fisioterapeuta disse que recebeu bronca do marido por ter entrado no site de relacionamento e marcado um encontro no parque. "Mas tudo valeu a pena. Hoje, nossas famílias são amigas", disse Mel Guedes.
Todas as semanas, nesta fase de namoro, Mel Guedes deixa Nora na sede da Ultra Viagens e Turismo, aos cuidados de Tatiana. Ali, os animais correm, brincam e são vistos até em meio às mesas do escritório. A agência é uma área livre para cachorros. De vez em quando é possível ver, entre as brincadeiras, alguns corretivos que Nora dá em Bruce, quando este passa dos limites. Ela simplesmente mostra seus dentes. No próximo cio (período fértil) de Nora, previsto para o segundo semestre, os cachorros deverão cruzar e, quem sabe, no Dia dos Namorados de 2012, a família estará maior.



Os gatos Aquiles e Manuelita/Foto de Zé Carlos Barretta/Hype

Banho e roupas novas em dia especial

Os casais de gatos persas Bruce e Phoebe e Aquiles e Manuelita vão ter um Dia dos Namorados especial neste domingo. Seus donos, o estudante de medicina veterinária, Rogério Moraes, de 34 anos, e sua mulher, a musicista Suzana Moraes, de 30 anos, têm motivos para comemorar no apartamento onde moram com os bichanos, em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Anos atrás, Suzana surpreendeu Rogério no Dia dos Namorados, dando a gatinha Manuelita para ele de presente. Depois, foi a vez de Rogério retribuir, comprando e dando de presente para a mulher Suzana, no Dia dos Namorados seguinte, o gatinho Bruce.
Rogério e Suzana sabem que bicho é coisa séria, exige carinho e cuidados, e que não se deve comprar e dar de presente por impulso. Eles agiram, como ressaltaram, conscientes da decisão. Rogério é um apaixonado pelo universo dos gatos, um felino domesticado que encantou os faraós no Egito. No momento, Rogério cursa o quarto semestre da faculdade de medicina veterinária da FMU, no campus do Morumbi.
Depois da chegada de Manuelita e Bruce, o casal resolveu adotar dois gatinhos persas (de abrigos superlotados), e assim desembarcaram no apartamento a fêmea Phoebe e Aquiles.
Suzana e Rogério/Foto de Zé Carlos Barretta/Hype
Nos últimos anos, o curioso é  que o gato Bruce formou um casal com Phoebe, e Manuelita com Aquiles. Rogério garante que os namorados não se misturam, e que as relacões são duradouras. 

"Acredito que os animais escolhem os seus parceiros, pois têm vida afetiva, tanto quanto escolhem seus donos, dentro do possível", afirmou o estudante de medicina veterinária. "Quando Manuelita chegou, como presente no Dia dos Namorados, ela me escolheu. Por isso, ela só fica comigo em casa, e não com a minha esposa. Da mesma forma, Bruce fica com Suzana", disse Rogério. Segundo ele, a formação dos casais Manuelita e Aquiles e Bruce e Phoebe ocorreu de maneira natural. "A gata Phoebe não gosta de ficar perto do Aquiles e chega até a bater nele para afastá-lo se for preciso", contou ele.

A família vai comemorar unida o Dia dos Namorados, sempre uma data inesquecível para Rogério, Suzana e seus quatro gatos persas. Segundo afirmou Rogério, os animais machos só são separados das fêmeas quando estas entram no cio (período fértil, em que aceitam a cobertura dos machos). Mas, no momento, ninguém ali quer ter filhotes pela casa.
CONSUMO EM ALTA 
A época do Dia dos Namorados é um momento de vendas altas para as petshops, a exemplo do que ocorre, na dimensão humana, nos shoppings centers. "Donos de cães e gatos correm para comprar presentes para seus bichinhos de estimação e para prepará-los para o dia", disse a empresária Patrícia Cicarelli, diretora e sócia da Simply Pet, uma petshop localizada na rua Tumiarú, próxima ao Parque do Ibirapuera, que atende clientes de maior poder aquisitivo.

O frio que chegou esta semana à Capital também está ajudando a aumentar as vendas. Nos últimos dias, acabou o estoque de uma novidade na Simply Pet, as roupinhas de cashemire para os cachorros. Importadas, cada uma foi vendida a R$ 200. "O frio marca o começo da temporada de compras, por isso o Dia dos Namorados é uma ótima data para o comércio pet", afirmou Patrícia, que oferece no estabelecimento banho, tosa e hotel. "A novidade neste ano são as chapinhas que fazemos em cachorros peludos", contou a empresária. Ela prevê forte movimento na véspera do Dia dos Namorados.

Entretanto, Patrícia Cicarelli observa que, na sua região, a tendência dos donos é de castrar os animais, machos ou fêmeas, como medida preventiva de doenças e para evitar o risco de terem ninhadas indesejadas em casa. "A maioria dos nossos clientes castra os animais. Hoje, os donos estão conscientes dos problemas de saúde ligados à reprodução", disse a empresária.
A castração elimina a possibilidade de infecções no útero e do câncer de ovário.
Nada mal para quem quer ter dois animais de companhia em casa e poder passear com eles tranquilamente pelo Parque do Ibirapuera sem correr o risco de ver a matilha aumentada.



Nichole (à frente) e Patrick/Foto Newton Santos/Hype

O romantismo, projetado pelos donos

O romantismo e os carinhos trocados pelos casais do mundo animal são em grande parte projeções dos seus donos, os seres humanos. "Os animais não namoram como imaginamos. A coisa é mais complexa. Eles têm preferências, mas cruzam quando a fêmea está no cio (período fértil) e aceita o macho. O objetivo é a reprodução", disse Mauro Lantzman, uma das maiores autoridades do País em comportamento animal. Lantzman é veterinário e professor de psicobiologia no departamento de psicologia do desenvolvimento, da faculdade de psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.
Ele não vacila em afirmar, aos apaixonados por cães, que a cena em que a Dama e o Vagabundo, personagens de Disney, comem juntos um espaguete só existe no cinema.
"Os animais têm emoções e sentimentos, sabemos disso pelas evidências, mas a constatação não quer dizer que irão namorar e ser eternos parceiros", afirmou Lantzman.



Leia a reportagem completa no link: http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=70695&canal=50

Um comentário:

  1. Fofosss... adorei a dama e o vagabundo no final pra ilustrar.. se encaixou perfeitamente! só dá dó de estarem cruzando mais animais de raça, enquanto tem tantos precisando de um lar em abrigos ou pelas ruas por aí!!!

    ResponderExcluir