terça-feira, 14 de outubro de 2014

Show de Talentos abre Projeto "Consciência com Ciência" da FMU, em São Paulo.





Reportagem e fotos de Ricardo Osman

Ao som de “Counting Stars”, da banda norte-americana OneRepublic, a estudante Andrezza, do 9º Semestre da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU, e o amigo Gabriel, no violão, arrancaram aplausos da plateia reunida na manhã do sábado, dia 11 de outubro, no auditório Euriclydes Zerbini, no Campus Santo Amaro da FMU. Foram os acordes iniciais do 1º Show de Talentos do Projeto Consciência com Ciência (já conhecido como Cons ciência), idealizado pela professora Paula Bastos e promovido pela equipe de professores e pela direção da Faculdade de Medicina Veterinária (Campus Ponte Estaiada).
Após essa canção, Andrezza e a colega de classe Alejandra emocionaram os participantes do projeto com bela interpretação da romântica canção “Someone like You”, música conhecida mundialmente na voz de Adele:

"I heard that you're settled down/
That you found a girl and you're married now/
I heard that your dreams came true/
Guess she gave you things I didn't give to you…"

Andrezza e Gabriel em "Counting Stars" 

O show teve continuidade com a estudante Juliana Zanchi, caloura no curso de Medicina Veterinária da FMU, e o marido Enrico Bovo, que foram aplaudidos na interpretação de "Titanium", música do francês David Guetta.

O 1º Show de Talento do Projeto Consciência com Ciência teve ainda Deep Purple, na interpretação da banda Phoenix Hard Rock, e Capital Inicial, do grupo que tem a participação do professor Sérgio Netto Vitaliano.

Como foi possível constatar no auditório, estudantes de Medicina Veterinária são afinados, além de entenderem de cães, gatos e da saúde do rebanho. A estudante Teca Mello e sua irmã Magali recordaram as forças das mudanças com a canção de Geraldo Vandré “Pra não dizer que  não falei das flores”:
"Caminhando e cantando/E seguindo a canção/Somos todos iguais/Braços dados ou não... …/Vem, vamos embora/Que esperar não é saber/Quem sabe faz a hora/Não espera acontecer...”
O evento teve apresentação de dança e o teatro musical de Alexandra Matos que, em apresentação solo no palco, lembrou a trajetória de Jesus Cristo e a verdade de que todos devem se sentir “especiais”.



‘THE VOICE’
O clima descontraído permitiu até uma brincadeira que remete ao programa “The Voice”, da TV Globo, que tem Claudia Leite e Daniel entre os jurados. Três poltronas giratórias no palco foram usadas para que integrantes da plateia aprovassem as interpretações das músicas girando a cadeira para frente, a exemplo do que ocorre no programa The Voice. Foi um sucesso. Entre os jurados, a professora Ana Julia Silva e Alves e convidados da platéia. Os jurados aprovaram todas as músicas. “Neste  nosso The Voice”, como disse o apresentador. “Não há uma competição, todos ganham.”

A coordenadora da Faculdade de Medicina Veterinária da FMU (Campus Ponte Estaiada), professora Dra. Ana Claudia Balda, presente ao Show de Talentos, falou sobre o projeto. “Era importante fazer algum movimento para a integração dos docentes com os alunos. Pensamos em abrir um espaço para o aluno se manifestar, de forma cultural, com objetivo de aproximar o aluno do corpo docente. Vamos planejar outras ações, que vão ter a ver com a parte acadêmica”, disse Ana Claudia Balda.



ENTREVISTA/OBJETIVOS

O 1º Show de Talentos deu o pontapé inicial em um projeto inédito que tem o desafio de entender o estudante de Medicina Veterinário como um cidadão em permanente amadurecimento. Neste sentido, a trajetória de calouro a formando, após cinco anos no curso, inclui o crescimento pessoal e profissional, e a consciência de seu papel na faculdade e na sociedade.
A professora Dra. Paula Bastos destacou os pontos relevantes do projeto. “O objetivo do projeto é a valorização do indivíduo em sua integralidade. Nós somos indivíduos da Ciência, mas também somos indivíduos com talentos, com obras sociais..., neste sentido o projeto abrange o indivíduo nesta integralidade. O projeto está sendo lançado hoje, com o Show de Talentos. Mas vai ter seus desdobramentos com ações técnicas, com ações em comunidades, com a apresentação de nova visão sobre vacinação, por exemplo, e na avaliação dos profissionais. É um projeto que vai se dar de maneira permanente.”








Professor Sérgio Netto Vitaliano



Um comentário:

  1. Olá.... adorei a matéria.... esse dia foi muito especial e deixará boas lembranças... no próximo com certeza estarei lá p prestigiar... Só uma ressalva a Magali não é minha colega e sim minha amada irmã <3 beijo grande e tudo de bom.... já estou seguindo o blog. abraços. Namaste _/|\_ Teca Mello

    ResponderExcluir