sábado, 11 de abril de 2020

Covid19: ciência deve prevalecer sobre a politicagem!

Esclareço aos amigos e amigas do Blog AnimaisOk e do Facebook que retornei às redes sociais porque sou um profissional de Saúde Pública. Não estou aqui para falar de política partidária e nem eleições.
Depois de anos dedicado ao jornalismo, durante os quais escrevi três reportagens de capa para a revista IstoÉ sobre a AIDS e outras doenças, tornei-me Médico Veterinário e Mestre em Saúde e Bem-Estar Animal (stricto senso). Para isso, estudei muito epidemiologia e vírus (como os do gênero Coronavirus, presente em animais).
O Medido Veterinário é um agente importante na Saúde Pública, e muitos cidadãos não sabem disso. Cabem aos médicos Veterinários o controle e prevenção das zoonoses, doenças transmitidas dos animais a pessoas, como a raiva, leptospirose etc. Nós vacinamos cães e gatos contra a raiva em esforço pela Saúde Pública, dos animais e das pessoas. Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) das cidades são dirigidos por veterinários na maioria. O próprio Covid19 pode ser classificado em seu surgimento como uma zoonose (a principal teoria é que veio do coronavirus do morcego, que conseguiu se adaptar a nova espécie por mutação, o Homo Sapiens).
É neste sentido e com esta autoridade que venho fazendo críticas ao presidente Jair Bolsonaro, que age de maneira absolutamente Irresponsável. Bolsonaro é capitão e ex-deputado federal, nada sabe de Pandemias, mas pior não escuta e nem respeita quem sabe! Ontem, saiu as ruas de Brasília quebrando o isolamento social defendido pela OMS. Pagaremos, por isso, um preço alto em maio.
O Covid19 tem alta velocidade de infecção e é capaz de ficar ativo por horas e dias em materiais e outras superfícies. Exatamente como outros vírus extremamente perigosos. Mas para o Covid19 não há vacina, e além disso a doença leva uma parcela de pacientes a necessitar de internação e de respiradores, o que é de número limitado.
O isolamento social é única arma eficaz disponível! A produção de respiradores em larga escala outra arma, por isso foram dadas ordens a GM (nos EUA, não aqui no Brasil) para produzir respiradores em esforço de guerra.
Tenho certeza de que no Brasil pós Pandemia será dado maior valor para a Medicina Veterinária nas discussões sobre a Saúde Publica. Vivemos em um mundo comum a todas as espécies e com enormes interações. A Veterinária vai se valorizar dentro do conceito de Saúde Única!
Já fiz minha inscrição no site do Ministério da Saúde como solicitado nesta semana pelas autoridade aos veterinarios e outras categorias da área de saúde. Talvez sejamos convocados para missões específicas na Covid19.
Mas no futuro nossa participação deverá ser cada vez maior e iniciada já no planejamento das ações da saúde das famílias.
O médico veterinário é quem conhece e pode trabalhar para evitar possíveis epidemias de leptospirose, leishmaniose, raiva etc. E é, ao meu ver, quem entende muito de parasitas intestinais comuns, verminoses, doença do carrapato, das pulgas etc.
O Médico Veterinário é quem cuida da saúde de cachorrinhos e gatinhos que fazem parte hoje das famílias brasileiras, de maneira inquestionável, estando todos em mesmo ambiente dentro de casas ou apartamentos e em mesma sintonia emocional!
Que a Ciência seja mais valorizada do que este ou aquele político!
Abs em todos e Feliz Páscoa!
Ricardo Osman Gomes Aguiar
Jornalista, Médico Veterinário e Mestre em Saúde e Bem-Estar Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário