sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Acidentes domésticos: saiba como tornar o lar seguro para os pets.

   O lar doce lar é também cenário de acidentes graves envolvendo os pets. Por isso, é necessário preparar a sua casa ou o apartamento para receber um cachorrinho ou um gatinho. Se você já tem um animal de estimação, veja como tornar a residência um local seguro para seu amigo de quatro patas. 

  A experiência demonstra que nosso lar, local onde os cães e os gatos passam a maior parte de suas vidas, tem pontos perigosos. Vejam a relação dos principais pontos:

  A lista tem início pelas janelas. Cães e gatos podem cair das janelas dos apartamentos e de sobrados. Eles são curiosos, querem saber o que se passa na rua. É preciso, portanto, instalar telas de proteção nas janelas e nas varandas para evitar quedas. 

  As reformas ou obras no terraço das casas devem ter cerca provisória ou portão que impeça o acesso dos animais. A queda de cães do alto das lajes é um dos acidentes mais comuns atendidos em hospitais de emergência.

  A garagem das casas parece um local sem riscos. Tanto é assim que tornou-se comum deixar o cãozinho ali, com o carro, vendo o movimento da rua por meio do portão, latindo para outros cachorrinhos. No entanto, na hora de tirar o carro da garagem na pressa de ir para o trabalho, a desatenção pode custar caro. O pet pode estar deitado justamente sob as rodas do carro. 

  No calor da primavera e do verão (que se aproxima) ninguém dispensa um banho de piscina. Embora cães e gatos sejam exímios nadadores, o problema está na incapacidade que têm de sair da piscina, uma vez que caiam lá dentro em hora que ninguém esteja vendo ou à noite. Os cães têm maior dificuldade de sair de uma piscina, por causa da diferença entre o nível da água e a borda (da altura de  um ladrilho convencional, na maioria delas). Ele põe as duas patas dianteiras na borda, mas não consegue puxar o corpo. Nesta situação, nem latir para pedir ajuda ele consegue. A solução é instalar uma das "escadas de piscinas para cachorro" disponíveis em lojas do setor e na internet, em vários modelos. 

  Na varanda dos apartamentos e nos quintais, a presença de lindas  plantas ornamentais pode ser indigesta. Nem tudo que é bonito, faz bem. Nossos amigos de quatro patas (o cão, onívoro; e o gato, carnívoro) podem mastigar plantas. Algumas como o Antúrio (Anthurium andraeanum) causam estomatite e dermatite de contato nos animais domésticos. A Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia amoena), como o nome já diz, provoca dor intensa quando ingerida, salivação e estomatite. Até a Costela-de-adão (Monstera deliciosa) está na lista causando problemas de saúde semelhantes aos do Antúrio. 

  Mas um dos maiores perigos, motivo de atendimentos de emergência em hospitais veterinários, é encontrado normalmente sobre a mesa do jantar, nas estantes e até nos sofás, ao lado do controle da TV: são os tabletes,  bombons e  bolos de chocolate

  O chocolate, que nós humanos adoramos e nos faz bem, causa intoxicação nos  cães e gatos. O cacau tem um alcaloide, a teobromina, que é metabolizada muito lentamente pelos caninos e felinos. Nos cães ficam em média 17,5 horas no organismo e provocam diarreia e vômitos. A quantidade de gordura e de açúcar dos chocolates causa ainda desidratação, excitação e taquicardia. Não adianta pensar que o chocolate na embalagem e os bombons na caixa estão protegidos:  eles abrem, ou comem com embalagem e tudo!

  material de limpeza e banho, principalmente sabonetes, são outra dor de cabeça para os tutores. Esses itens devem estar em estantes altas, fora do alcance dos animais domésticos. Cães e gatos podem pegar sabonetes para mastigar e ter problemas gástricos, como vômito e diarreia.

  O mais básico dos riscos, no entanto, é a porta de entrada da casa ou do apartamento,  por onde os pets podem escapar,  e terminar perdidos ou atropelados. Tenha atenção redobrada sobretudo nos dias de festas, ao receber convidados, no Natal e Réveillon, quando pode ocorrer queima de fogos, o que por si só deixa os pets assustados. No entra e sai, ninguém percebe o amiguinho saindo de fininho  da  festividade barulhenta. Nessas ocasiões, é melhor manter seu pet em um cômodo seguro, ventilado e que garanta a ele a privacidade. A festa do cão é uma bela caminhada na manhã seguinte, e a do gato, como caçador, uma boa brincadeira de caça à bolinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário