sábado, 22 de janeiro de 2022

Que calor bicho!

  A meteorologia informa: o verão chegou para valer e a última semana deste mês de janeiro será muito quente. Neste sábado, dia 22, a temperatura chegou, no horário da tarde, aos 31°C em São José dos Campos; aos 32°C em São Paulo e aos 34°C no Rio de Janeiro. A previsão é de que o calor se mantenha ou vá além destes patamares.

 Se para nós, humanos, está quente, para os cães e os gatos o planeta está fervendo. 

  Isso porque cães e gatos têm uma característica comum: não estão adaptados para o clima quente dos trópicos. Ambas as espécies sofrem com o calor, principalmente porque não têm a capacidade de suar, como nós humanos e os cavalos. A transpiração é um sistema muito eficiente para baixar a temperatura corporal.

  No ranking da termo regulação em regiões tropicais, os caninos e os felinos são os últimos colocados. O típico cão vira-lata brasileiro tem algumas vantagens no pelo liso e patas longas, mas de modo geral eles nasceram mesmo para viver perto do Polo Norte! 

  A temperatura interna deles é alta, cerca de 38,5°C (a do ser humano está em torno de 36,5°C). O coração, que é um órgão quente, fica perto do chão nos pets, o que agrava o aquecimento em dias de calor. 

 Esses pets contam basicamente com quatro recursos para esfriar o organismo: 1) ofegar, quando abrem a boca e colocam a língua para fora para evaporar saliva e secreção nasal (Evaporação); 2) por contato direto da barriga com um chão gelado (Condução); 3) por Convecção do vento ou da água passando e retirando o calor do corpo ou pelo 4) sistema de radiação infravermelha, se aproximando de objetos maiores e frios. 

  Os pelos atrapalham em algumas poucas raças, mas de modo geral ajudam a combater o calor, ao contrário do que pensamos. A maioria dos pelos consegue manter a temperatura da pele do cão e do gato abaixo da temperatura do ambiente. Além disso, protegem dos raios solares terríveis do verão.

  Neste verão, que chegou de verdade agora, mantenha seus animais em locais frescos da residência e ofereça bastante água de dia e de noite. Vale até colocar pedras de gelo nos potes de água, para mantê-la fresquinha por mais tempo.

 Evite passear com os cães nas horas quentes do dia, pois além da possibilidade de insolação, calçadas e asfalto aquecido podem causar queimaduras nos coxins das patas, e até queimaduras internas no caso de raças de patas curtas como os Dachshunds e  Corgis, que têm a barriga bem próxima ao chão. 

Mesmo o transporte ou a manutenção dentro do carro, durante uma compra rapidinha, podem causar o aquecimento excessivo, com risco de morte do pet.

Em vez disso, que tal um mergulho na piscina,  ou  banho de mangueira? Garanto que o seu amigo canino vai adorar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário