sexta-feira, 22 de julho de 2022

Conheça as vantagens e desvantagens do atendimento veterinário em domicílio

 A residência de um cão ou de um gato, seja uma casa, um apartamento ou uma chácara, é o território de inúmeros agentes que causam doenças dermatológicas. É no lar doce lar que ocorrem acidentes domésticos como ingestão de plantas tóxicas ou de produto de limpeza. Nos banheiros dos gatos ou no quintal aberto aos cães, as fezes dos animais podem indicar muitas coisas, inclusive verminoses que podem ser transmitidas aos seres humanos.  
 Portanto, há muitas vantagens no atendimento médico-veterinário realizado em domicílio, uma tendência crescente nos dias atuais. 
  Nas residências, por exemplo, é possível fazer um bom exame clínico, pois os animais estão menos estressados do que em clínicas e hospitais, é facilitada a aplicação de vacinas e não há risco de infecções cruzadas (doenças adquiridas de outros pacientes). 
 No caso dos felinos, que detestam ambientes estranhos, até a realização de fluidoterapias subcutâneas têm maior chance de sucesso em casa do que em clínicas.   
  A medicina veterinária de atendimento em domicílio está de acordo com conceitos modernos da medicina humana. O programa Estratégia Saúde da Família, que prevê a visita de equipes de médicos e agentes de saúde, nos domicílios tem o apoio do escritor e médico Drauzio Varella, conforme descreve em seu livro de Memórias "O Exercício da Incerteza" (Companhia das Letras, 2022). Ele chega a dizer que é possível resolver a maioria dos casos clínicos apenas com uma cesta básica de medicamentos, sem nenhum equipamento além do estetoscópio.
  Certa vez, resolvi um caso de dermatite complicado ao observar que o tapete onde a paciente canina descansava estava completamente sujo e com ectoparasitas microscópicos. Não havia neste caso medicamento que curasse a paciente do problema. Em outro caso clínico, o vômito interminável era consequência da dedetização no prédio, em área em que a cachorrinha tinha acesso. Nenhum antiemético daria conta do problema.
 O atendimento a domicílio, porém, tem seus limites e exige do profissional conhecimento sobre suas vantagens e desvantagens. A maioria dos procedimentos médicos só podem ser feitos em clínicas e hospitais que têm condições e equipe para isso. Uma obstrução urinária que pode ser desfeita com sonda, por exemplo, deve ser realizada nas condições oferecidas pelos hospitais. A simples aplicação de injeções de medicamentos que podem alterar a frequência cardíaca também exige salas especiais, com o recurso do oxigênio medicinal. 
  Não há certezas fáceis nem na medicina veterinária e nem na humana. Por isso, é preciso que cada modalidade de atendimento faça a sua parte em favor do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário