sábado, 27 de agosto de 2022

Gatos, os guardiões das destilarias!

 

Gato Towser/Glenturret Distillery/Schotchwhisky.com

   Todo apreciador do bom uísque escocês deve fazer um brinde aos gatos. São eles que garantem a qualidade das muitas bebidas. É tradição na Escócia que toda destilaria tenha gatos domésticos em seus locais de produção para caçar os ratos que vão em busca dos cereais utilizados na receita da bebida.

  As empresas que produzem o uísque reconhecido em todo mundo pela qualidade aperfeiçoaram processos e marketing, mas não abriram mão, em nome da tradição e da eficiência, dos gatos ao lado dos sacos de cevada e outras mercadorias.

  O mais famoso gato desta nobre atividade é o Towser, que protegeu os cereais da destilaria Glenturret de 1963 até 1987, quando morreu aos 24 anos. Segundo a empresa, Towser caçou mais de 28 mil ratos no território da destilaria, garantindo assim a boa produção do uísque. Depois de sua morte, os proprietários mandaram fazer uma estátua em sua homenagem. 

  Os gatos convivem com os seres humanos há mais de 6 mil anos e essa aproximação ocorreu justamente devido a Revolução Agrícola.

  Naquela ocasião, nossa espécie deixou de ser nômade e passou a guardar alimentos plantados e coletados em abrigos das aldeias primitivas. Os ratos silvestres vieram atrás dos cereais para fazer a festa. O banquete não foi maior porque os gatos silvestres vieram caçar os ratos. 

  A vantagem do alimento farto (ratos) e a proteção dos humanos (que perceberam o benefício de manter esses gatos por perto) levaram, por meio da seleção natural, ao surgimento de uma nova espécie de felino: o gato doméstico (Felis catus domesticus). 

 O curioso é saber que até hoje o gato doméstico vigia os armazéns das destilarias da Escócia. Seus olhos atentos acompanham de perto a longa produção do famoso uísque escocês, proibido para os menores ratinhos. 

Para saber mais: a história de Towser é detalhada em alguns sites. Vejam em https://www.thegreatcat.org/towser/ e em https://scotchwhisky.com/

   


 

.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário