terça-feira, 16 de agosto de 2022

OMS vai alterar o nome da Varíola dos Macacos e já pede sugestões.

  Os macacos de todo o planeta receberam com alívio uma boa notícia neste mês de agosto.  

  A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai trocar o nome da doença "Varíola dos Macacos" por outro que não faça menção aos primatas não humanos. Isso porque a Organização entendeu que além de incorreto em relação à fonte de infecção o nome era injusto e ameaçava os macacos de perseguição e maus-tratos. 

  Até sugestões para o novo nome a OMS está recebendo em um canal aberto em seu site (para participar entre em https://icd.who.int/dev11).

 Portanto, a MonkeyPox, como a nova varíola foi inicialmente chamada, terá outro nome, e com isso espera-se que cessem as perseguições e maus-tratos registrados nas últimas semanas a macacos, inclusive no Brasil. A partir de agora, com tudo esclarecido, bandos como os muriquis de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, podem voltar a dormir em paz. 

 Os nomes dos vírus da nova varíola já foram trocados: Clado I é o vírus identificado no oeste da África e Clado II o identificado na região central deste continente. 

  A confusão do nome começou em 1958. Neste ano, cientistas detectaram a presença do vírus desta varíola em um grupo de macacos do Congo, na África, que fora levado para a Dinamarca. O batismo foi precipitado, uma vez que o agente causador da doença infecta também roedores, esquilos e outras espécies de animais. Mas principalmente porque hoje está claro que são os seres humanos os principais transmissores da nova varíola.


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário