sexta-feira, 5 de agosto de 2022

É preciso escovar os dentes dos pets, mas a tarefa não é fácil!

   Os tutores de cães e gatos devem dedicar um tempo na semana para cuidar da saúde bucal de seus pets. Não basta dar banhos, fazer a tosa, caprichar na roupinha e na ração de qualidade. É preciso escovar os dentes dos cachorrinhos e dos bichanos para evitar gengivites e principalmente reduzir o ritmo da formação de tártaro. 

  Cachorros não gostam muito da escovação, mas toleram e podem se acostumar com o tempo, já os gatos detestam as escovas de dentes em sua maioria! 

 As vantagens da escovação duas ou três vezes por semana (os especialistas divergem sobre a frequência média ideal, e alguns defendem que deva ocorrer todos os dias) serão sentidas nas fases adulta e geriátrica dos pets. Nestas fases, são comuns dentes cobertos por tártaro.  

  O tártaro é uma placa bacteriana, de consistência mineral, formada a partir de microorganismos e resíduos de alimentos. 

  No início da formação do tártaro, os dentes ganham uma cor amarela, principalmente junto à gengiva. Com o passar dos anos, formam-se crostas que cobrem os dentes, dos molares aos caninos, que ficam escurecidos e passam a apresentar mal cheiro e sangramento.  

 Nesta situação grave, a solução exige a ida do pet ao médico-veterinário dentista. Não existe cadeira de dentista para pets, mas uma mesa para procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Ao contrário de nós humanos que ficamos com a boca aberta (e aguentamos o barulhinho do motor e a movimentação de metais), os cães e os gatos precisam ser anestesiados para que a retirada do tártaro e o polimento dos dentes sejam feitos.

  Por isso, os custos incluem exames de sangue, do coração, e outros necessários para a segura anestesia. A retirada do tártaro em si é fácil com o uso de instrumento certo e rápida.  

  O mercado pet oferece diversos tipos de escovas de dentes e de pastas de dente para cães e gatos. Somente podem ser usados em cães e gatos produtos especificamente feitos para eles, pois em muitos casos engolem as pastas durante a escovação. 

  As lojas de petshop também oferecem enxaguantes bucais, alguns na forma de spray, com sabores, que devem ser usados à noite com o objetivo de reduzir a quantidade de bactérias na boca. 

  A internet está repleta de ideias malucas e outras nem tanto para a higiene bucal de cães e gatos, e a retirada do tártaro. Há quem prometa resultados demais, como se mágica fosse possível nesta hora.

  A prática veterinária revela, porém, que a boa e conhecida escovação é a melhor solução. Afinal, a saúde bucal, além de fazer bem para todo o organismo, garante um lindo sorriso! Sim, há quem jure que cães e gatos sorriem! 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário