O coelhinho da Páscoa não pode trazer chocolates para seu cão e seu gatinho. Não faça isso! Chocolates são tóxicos para caninos e felinos, apesar de ser uma guloseima deliciosa e nutritiva para nós humanos.
O problema está em um alcalóide primário chamado teobromina, presente no chocolate. Os cães e os gatos metabolizam essa substância muito lentamente, e a presença por horas no sangue (mais de 20 horas!), causa intoxicação que pode ser gravíssima. Em alguns casos, o paciente pode entrar em coma e morrer.
O tratamento por ingestão de chocolate por pets exige atendimento hospitalar e fluidoterapia intensa. Por isso, muitas clínicas e hospitais veterinários já se preparam nesta época do ano para o atendimento dos casos de emergência por ingestão de pedaços de ovos de Páscoa.
Os casos não são raros, isso porque como a nossa dieta e a dos cães, principalmente, são parecidas, quase nenhum tutor suspeita que justamente o delicioso chocolate é tóxico para o amigo de quatro patas.
No cérebro humano, o chocolate eleva os níveis de serotonina, segundo artigos científicos, elevando o ânimo e a disposição geral, e também por isso são adorados na Páscoa.
O café e os chás são também proibidos para caninos e felinos, por causa da cafeína e da teofilina, respectivamente.
Se quer animar a Páscoa do seu cachorrinho e de seu gatinho, brinque com eles! A Páscoa é uma festa da chegada da Primavera no Hemisfério Norte e usa o coelho como símbolo de fertilidade.
Observação: nas prateleiras de algumas petshops é possível encontrar petiscos na forma de ovos de Páscoa para cães e gatos. São feitos a partir de outros ingredientes. Mas vale a pena consultar o veterinário de seus bichinhos sobre o consumo deste tipo de petisco e dos conservantes usados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário