Grupo da cão-caminhada em Santo Amaro/Foto Ricardo Osman
A Virada Esportiva SP 2023 movimentou muita gente neste fim de semana de 28 e 29 de outubro, mas tirou também muitos cães e seus tutores da poltrona. A cidade de São Paulo incluiu atividades recreativas com os pets na Virada e deu assim bom bom exemplo para outros municípios.
No bairro de Santo Amaro, na zona sul da capital, a caminhada com os cães ocorreu na manhã do domingo. O grupo formado por tutores e cães saiu da frente do Santo Mercado Municipal e seguiu até o Teatro Paulo Eiró, em um percurso de cerca de 1,5 quilômetros. A temperatura agradável permitiu um bom exercício para tutores e pets.
No final do percurso, o autor deste blog, fez palestra sobre a "Importância da Caminhada para o Bem-Estar dos Cães". Na palestra, foi lembrado que os cães foram os primeiros animais a serem domesticados, há mais de 15 mil anos. Nesta época, nós seres humanos ainda erámos nômades e caminhávamos bastante por regiões frias do planeta.
"Os cães precisam da caminhada para a saúde dos sistemas gastrointestinal e cardíaco. Além disso, é um momento de interação com outros de sua espécie e de relaxamento", disse o autor do blog. "Por isso, não existe casa grande suficiente para um cão, ele precisa experimentar novos ambientes, cheiros, texturas do solo e ver outros de sua espécie."
No entanto, como os cães não suam, é preciso atenção redobrada com a temperatura ambiente e evitar passear em horários e dias quentes.
A Virada Esportiva de SP teve ainda demonstração da Canicross e agility no bairro da Mooca, e outras atividades recreativas com cães na zona leste da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário