quarta-feira, 2 de julho de 2025

Que frio! Roupinhas de pet não são capricho!

   Nos últimos dias, percebe-se uma corrida em busca de roupinhas para cães e até gatos, peças que andavam desaparecidas das prateleiras das petshop, das feiras de produtos artesanais e dos armários das casas. 

  Depois de um ano muito quente (2024) e um verão de 2025 com recordes de altas temperaturas, a turminha peluda estava andando por aí do jeito que Deus criou!

    Mas neste mês de julho, no início do inverno, um agasalho de pet e um cobertor não é mais capricho ou exagero, e diversos modelos de roupinhas voltaram às prateleiras e aos sites especializados.   

    São Paulo registrou no primeiro dia de julho temperatura ambiente de 11°C de manhã e a tarde; Rio de Janeiro tem baixa de até 16°C e no Sul do País termômetros indicaram menos 10°C em algumas regiões (isso mesmo, 10 graus negativos!).

     Os cães e os gatos têm enorme capacidade de enfrentar o frio e a neve, e menos recursos para enfrentar o calor. Essas duas espécies, por exemplo, não suam, e transpirar como nós humanos é excelente recurso para resfriar o corpo. 

     Entretanto, filhotes e idosos, principalmente, não estão preparados para enfrentar o vento gelado, em locais abertos, ou de permanecer por horas em temperaturas abaixo de 15°C. 

   O conhecido vira-lata Caramelo é um animal dos trópicos, tem pelo liso e curto e é mais suscetível ao frio do que outros cães peludos e bem adaptados às condições geladas, como o Husky Siberiano e o Golden Retriever, escocês. 

    Há raças, como a Chihuahua, que não combinam com o frio. 

   A origem dessa raça está no México, onde foram selecionados os cães mais adaptados ao clima quente, tataravós dos atuais Chihuahuas. Os idosos podem ter problemas de coluna agravados pelo frio de julho! 

    Os cães da raça Whippet, animais de caça, com fina camada de pelos, embora ingleses, igualmente sofrem nos dias gelados e úmidos. 

    Os gatos SRD (Sem Raça Definida) não querem saber de frio de jeito nenhum. São brasileiros! E precisam se abrigar em locais secos e quentes onde permanecem dormindo enquanto chove lá fora e passa a Frente Fria.

   Portanto, tutores de cães e gatos, é até recomendável comprar uma roupinha ou pijama para seu amigo de quatro patas, reforçar o estoque de cobertores e até adquirir um aquecedor para os filhotes e os idosos.

    Todos devem estar abrigados da chuva e protegidos do vento!

    Ter um ambiente quentinho e agradável é fundamental para a SAÚDE de seu pet!

        

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário