segunda-feira, 14 de março de 2011

O último voo das abelhas

Foto Divulgação/ONU


Quando entramos em uma floresta e alguém diz para não capturarmos e não matarmos nem um inseto, muitas vezes interpretamos isso como papo de bicho-grilo ou ecochato. Qual a falta que uma simples abelha pode fazer? Mas agora quem sai em defesa das abelhas é a Organização das Nações Unidas (ONU).
O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (sigla em inglês é UNEP) acaba de anunciar que pode ocorrer um “desastre em potencial” no mundo por conta do declínio das colônias de abelhas. As abelhas são vitais na polinização (transporte do grão de pólen) de inúmeras culturas de alimentos da população mundial.
As colônias de abelha estão desaparecendo em algumas regiões do planeta por conta do uso de pesticidas e da poluição provocada pelos homens, conforme afirma o estudo Global Bee Colony Disorders and other Threats to Insect Pollinators (Transtornos Globais em Colônias de Abelhas e Outras Ameaças a Insetos Polinizadores), divulgado na última quinta-feira.
“O modo como a humanidade administra ou não administra seus patrimônios naturais, incluindo os polinizadores, irá definir em parte nosso futuro coletivo no século 21”, disse o diretor-executivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), Achim Steiner. “O fato é que das 100 espécies cultivadas que fornecem 90% da alimentação do mundo, cerca de 70 espécies são polinizadas por abelhas.”

Para saber mais: visite o site do United Nation Environment Programme (UNEP), http://www.unep.org/

Abraços,
Ricardo Osman

Um comentário: