quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os guepardos da Flórida


Os guepardos (Divulgação/SeaWorld and Bush Gardens)
Na foto ao lado estão dois exemplares de guepardo. Esses são os mamíferos mais velozes do planeta.
São predadores capazes de alcançar velocidade de 120 quilômetros por hora nas savanas africanas, em corridas por extensões de até 640 metros.
Os animais da fotografia pertencem ao SeaWorld and Busch Gardens Conservation Fund, entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos, que me enviou a foto como divulgação. Não conhecia o trabalho do SeaWorld and Busch Gardens Conservation Fund, que é ligado à empresa SeaWorld Parks & Entertainment, aquela do SeaWorld de Orlando, na Flórida.
Os animais vivem em cativeiro em um parque em Tampa, na Flórida, e são a atração de programas de educação e de proteção da vida selvagem. Na natureza, só são encontrados na África e parte da Ásia.
Não tenho opinião formada sobre este tipo de programa e a qualidade da vida dos animais em cativeiro. Conheço gente que é contra e gente que é favor.
Mas o fundo de conservação garante que já doou quase US$ 100 mil para a proteção de guepardos na África e anuncia no site o apoio da WWF, entidade que realiza trabalho seríssimo de conservação da vida selvagem.
Quem quiser saber mais, comece a pesquisar por www.seaworldparksandentertainment.com

Abraços,
Ricardo Osman

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Renasce uma escultura imortal em São Paulo

Foto belíssima do nosso amigo, o fotógrafo Agliberto Lima, que dá movimento ao fundo da escultura de bronze de Isidore Bonheur (1827 a 1901). A escultura está instalada em um parque de São Paulo.
Agliberto Lima é um admirador dos animais e percebeu a obra logo após a poda dos arbustos que, por longo tempo, encobriram a estrutura. 
A técnica do fotógrafo deu vida ao cachorro e ao boi.
Vou deixar para o leitor descobrir onde está exatamente a escultura. Não é tarefa difícil.
Procure o cão e o boi imortalizados pelo artista na zona oeste de São Paulo.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os cachorros são os melhores amigos dos diabéticos

               Os diabéticos de todo o mundo devem fazer em qualquer ocasião uma reverência aos cães. A maioria nem imagina que a saúde que exibe hoje, quando sabemos que a doença é provocada pela falta ou produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, é graças aos cachorros.
               A descoberta científica de que a doença tinha relação direta com a insulina ocorreu a partir de experimentos feitos em animais, no caso os Tótós e Rex, anônimos colaboradores da Ciência
               As pesquisas foram feitas no início do século XX, conforme informa o Capítulo 31 "Insulina e Hipoglicemiantes orais" de Márcia Marques Jericó de Andrade e Viviani De Marco, do livro Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária de Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi (Editora Guanabara Koogan).
               "A insulina ocupa um lugar de destaque na história da Endocrinologia... Sua importância como elemento essencial na regulação da glicose sanguínea e do metabolismo de substratos, aliada ao impacto de sua pesquisa nas ciências médicas, pode ser avaliada pelos Prêmios Nobel atribuídos a Banting em 1923 e à pesquisadora Yallow em 1972. Os caminhos que levaram à sua descoberta por Banting e Best em 1921/1922 , por meio da resolução dos sintomas clínicos em indivíduos diabéticos através da aplicação de extratos pancreáticos de cães, iniciaram-se com os experimentos de von Mering e Minkowski em 1889, que reproduziram o quadro de diabetes mellitus em cães pancreatectomizados, estabelecendo a primeira relação entre pâncreas e a homeostasia da glicose."
                Conforme o texto explica, o nome insulina teve origem na certeza de que o produto se originava das ilhotas de Langerhans do pâncreas, como sugerido por Mayer, em 1909. Também Mayer contou com os cachorros em suas pesquisas. 
                Hoje, milhões e milhões de pessoas são beneficiadas por estas pesquisas e pelo sacrifício desses animais. Os cachorros são ou não são os melhores amigos dos diabéticos?
Abraços,
Ricardo Osman


     

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

AnimaisOk - o planeta é melhor com eles

Amigos e amigas, eu e o Luís Carlos, que é o designer do blog, estamos nos preparativos finais para o lançamento do blog AnimaisOk - o Planeta é melhor com eles. Será no dia 10 de março de 2011.
O blog será um espaço dedicado a todas as espécies de animais do planeta, das florestas, campos, mares e geleiras. Aqui os animais silvestres, domésticos, domesticados e marinhos do Brasil terão lugar privilegiado.

Lobos, onças, gaviões, tartarugas, baleias, cães e gatos, enfim todos os bichos, serão os personagens das notas e reportagens do blog. Vamos falar ainda de Bem-Estar animal, Ciência, Meio Ambiente e Saúde animal, e publicar entrevista com Protetores e dirigentes de ONGs de Defesa dos Animais.

A missão é transmitir conhecimento e entreter ao falar do fascinante mundo dos animais. A missão é defender os animais e combater a caça, o tráfico dos silvestres e o abandono dos domésticos nas cidades brasileiras.  


Para nós, os animais merecem uma vida digna, livre de dor e angústias e são legítimos proprietários do planeta. Os animais são seres que têm sentimentos, inteligência e espiritualidade.
O planeta é melhor com eles, como diz nosso slogan.
O blog apoia a legislação brasileira, mas entende que é preciso aperfeiçoamento das leis de proteção.

Condenamos qualquer ato de crueldade contra os animais, concordamos com a proibição de animais em circo e defendemos a posse responsável por meio da educação.

Vamos levar aos internautas os avanços da medicina veterinária, as histórias bonitas de várias espécies, falar de campanhas contra o abandono e do universo biológico e emocional dos bichos.
Não será um blog de notas soltas e informações esparsas.


Pretendo unir as boas técnicas do jornalismo com o aprendizado de estudante de Medicina Veterinária (Campus da FMU no Morumbi) para transmitir conhecimento em cada nota do blog.

Autor do blog AnimaisOk, Ricardo Osman,
no centro cirúrgico, e o cãozinho Willy.
O cãozinho foi submetido a cirurgia
de castração. O autor do blog apenas
assistiu ao procedimento.
O conhecimento prático do mundo dos animais em São Paulo será importante neste trabalho. Sou autor do livro 'Estrela e o Quarteto Mágico – a vira-lata abandonada, seus filhotes e outras estórias' e faço trilhas por montanhas no País com minha mulher, Claudia, e meus oito cachorros. A matilha tem a marca de seu batedor, Buguinho. A maioria dos cães foi resgatada das ruas.
 
Gostaria, por fim, de agradecer imensamente ao designer Luís Carlos, parceiro deste projeto, e aos colegas jornalistas Fernando Porto, Luiz Antônio Maciel e Zé Guilherme, pelo incentivo e sugestões.
Agradeço também às amigas do curso de Medicina Veterinária da FMU que me estimulam a seguir em frente com as aulas e a não desistir: Regina Micha, Nayara Lopes, Mayara Trevisani, Carla Pires, Fernanda Maldonado e Ana Carolina Lobo de Almeida. Uma futura geração de doutoras que já chegará com a consciência extraordinária sobre a proteção e o bem-estar animal. Valeu!


Que Deus abençoe a todos e São Francisco de Assis nos inspire
Que sejamos instrumento de Paz!
Forte abraço,
Ricardo Osman Gomes Aguiar
Jornalista MTB 17.884
Bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Prêmio Esso de Jornalismo Regional Sudeste de 1987, por reportagem publicada no jornal O Globo
Repórter do Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
Autor do livro 'Estrela e o Quarteto Mágico - A vira-lata abandonada seus filhotes e outras estórias'
Estudante de Medicina Veterinária da FMU, São Paulo
Estágio no Hospital Veterinário (Hovet) da FMU, no Campus do Morumbi (outubro de 2010 e em janeiro de 2011)

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU TOTAL DO CONTEÚDO DESTE BLOG (TEXTOS E FOTOS), EM QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO OU SITE, SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO DO AUTOR