sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O resgate dos Beagles no Brasil

Resgate dos Beagles/Foto Divulgação/Facebook

                             Ativistas resgataram na madrugada desta sexta-feira, dia 18,  cerca de 200 cães da raça beagle que eram utilizados em experimentos científicos no Instituto Royal, localizado na cidade de São Roque, a uma hora de carro de São Paulo. O
 promotor, Wilson Velasco Júnior, investigava denúncias de maus-tratos. Os cães foram levados pelos ativistas para locais seguros e secretos na capital paulista, e devem seguir para a adoção. Vídeos já mostram a alegria dos animais nos novos ambientes. Os beagles viviam confinados em espaços pequenos, em celas de piso de ladrilho, dentro do Instituto Royal.  A direção do Instituto Royal chamou a polícia e procura pelos animais, quer os beagles de volta. Os próximos dias prometem ser quente na cidade de São Paulo, com os ativistas protegendo e escondendo os animais. Mas a polícia deveria é tomar providências enérgicas contra a direção do Instituto Royal, e investigar as denúncias de maus-tratos nos cachorros. Alguns animais tinham as costas raspadas. 
                             O que faltou dizer no programa 'Fantástico', da Rede Globo (domingo dia 20/10): A direção do Instituto Royal deu entrevista defendendo a pesquisa que realiza utilizando os beagles, e que diz que é para desenvolvimento de medicamentos para uso humano. A direção alegou no programa que não há "maus-tratos" nos animais nos laboratórios, em São Roque. Entretanto, essa alegação não é verdadeira. Há maus-tratos psicológicos e emocionais nos animais. Quem conhece o comportamento dos cães domésticos sabe que os beagles não devem viver em celas com revestimento de ladrilhos brancos, sem direito a passeio e sem estarem integrados a uma família humana.
                              Vamos esclarecer alguns por pontos deste debate:
                              1) Os cães domésticos convivem com os seres humanos há 12 mil anos.
                              2) Os beagles são cães domésticos e precisam viver integrados a uma família humana, é isso que caracteriza a espécie.
                              3) Esses animais não têm como viver de maneira saudável em um espaço pequeno revestido todo de ladrilhos brancos, e sem longas caminhadas.
                              4) A raça foi desenvolvida no Reino Unido para a caça em campos abertos e sob o sol.
                              5) Quem conhece a evoluída estrutura emocional e psicológica dos cães sabe que não podem viver apenas entre eles, trancados em um local, comendo e bebendo. 
                              6) Não é só de ração que vive um cão.
                              7) Segundo o site UOL: Em 2004, a norte-americana Food and Drug Administration (FDA) publicou que 9 em cada 10 drogas testadas em animais (na maioria roedores) falhavam depois nos testes realizados em seres humanos
                                          
  
                                              


"Um pesadelo. Era uma cena horrível, eles estavam todos presos dentro de uma sala clara [o que dá a entender que não dormiam direito], cheio de cocô no chão. Para você ter uma ideia, os nossos pés deslizavam no chão, de tanto cocô que tinha no chão. Era um cheiro horrível", disse ativista que entrou no Instituto Royal, e que não quis se identificar nem mostrar o rosto porque teme que o instituto a encontre e leve os cães de volta ao laboratório (depoimento em reportagem do site G1 desta sexta-feira, dia 18).


          
                 A apresentadora Luisa Mell, que participou do resgate dos cães na sexta-feira, disse não temer ser indiciada pela Polícia. "Eu é que vou processar a instituição por tortura de animais", disse Luisa Mell (Folha de S. Paulo, Cotidiano 3, edição de 21/10/2013) 




O Brasil tem de mudar, não aceitamos mais barbaridades contra os animais.



Os ativistas divulgaram esta página no Facebook:
        "Adote um animal resgatado do Instituto Royal"

A página foi criada no Facebook às 16 horas da sexta-feira e por volta das 18 horas já tinha mais de 260 mil “curtidas” (seguidores online). O endereço foi criado pelo consultor de mobilidade urbana Daniel Guth, de 29 anos, de São Paulo.



DEPUTADO TOMA CONTA DE DOIS BEAGLES


NOTÍCIA DO G1 DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 21 DE OUTUBRO DE 2013.
Duas cadelas da raça beagle que pertencem ao Instituto Royal estão sob a guarda do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB), conforme informou a assessoria do político. Os animais foram encontrados por moradores no sábado, em São Roque, e levados até a delegacia. Ainda no sábado, de acordo com a equipe do deputado, Tripoli esteve no local e assinou um termo para ser fiel depositário dos animais. "As cadelas estão sob a guarda dele até que um juiz decida a destinação delas", explica Viviane Cabral, advogada do parlamentar. O delegado disse que está foi a melhor solução para os animais. Parabéns deputado Ricardo Tripoli!!!

Duas cadelas da raça beagle que pertencem ao Instituto Royal ganharam o nome das filhas do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP)
O deputado federal Ricardo Tripoli e dois beagles resgatados (Foto divulgação)





VEJA REPORTAGEM ESPECIAL DO PROGRAMA PÂNICO 
(REPORTAGEM DESMENTE DECLARAÇÕES DA GERENTE DO INSTITUTO ROYAL, SÍLVIA ORTIZ. CACHORROS ESTAVAM EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES E EM LOCAIS ESCUROS E APERTADOS)

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=531201&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=panico-acompanha-libertacao-dos-beagles-04024E1B3762C8B94326

Nenhum comentário:

Postar um comentário