terça-feira, 12 de agosto de 2014

Em Florianópolis, um serviço inédito: o SAMUvet.

O veículo do Serviço SAMUvet/Foto Divulgação
                    A cidade de Florianópolis saiu na frente e lançou um serviço de transporte de urgência e de resgate de animais que vem garantir conforto a todos os cidadãos e seus animais, e traz com certeza alegria às comunidades da capital de Santa Catarina. Nós que pagamos impostos altíssimos no Brasil, tendo ou não animais, merecemos ver um serviço público que atenda aos bichos atropelados, baleados e abandonados nas vias públicas. O novo serviço, inédito no País, foi lançado pela Prefeitura de Florianópolis no dia 1.º de agosto. O serviço está ainda em fase de teste. 
                   A Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota sobre o Serviço Médico de Atendimento Veterinário de Urgência, o SAMUvet:
                  "O idealizador do projeto foi o Diretor do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi. Apesar de o projeto ainda ser um plano-piloto, com duração de 90 dias, é considerado uma vitória por aqueles que há anos lutam por leis de proteção aos animais. Após o período, em que o SAMUvet vai funcionar 24 horas por dia, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior. 
                    A equipe do SAMUvet é composta por um médico veterinário (com uma maleta de primeiros socorros) e um motorista. Por enquanto só foi disponibilizado uma viatura, mas já é um começo. Demanda existe, muitas pessoas possuem animais de estimação, especialmente cães e gatos, e numa emergência a maioria não sabe a quem recorrer.
                   A Diretoria do Bem-Estar Animal atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana. A preferência do atendimento são cães e gatos, com ou sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras situações avaliadas como de extrema necessidade. Também são atendidos animais utilizados em farra do boi, e cavalos que podem até ter proprietários, mas que estejam sozinhos em vias públicas. 
                   O serviço do SAMUvet será acionado somente através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, nos números de telefone 190/192/193, para evitar trotes.

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário