quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Um ônibus destinado à castração de cães e gatos


O veículo totalmente adaptado pela Ampara/Foto Divulgação
Surgiu uma boa ideia na área de prevenção de cães e gatos, com a realização de cirurgias de castração, procedimento que além de evitar crias indesejadas, é medida de prevenção ao câncer de mama, por exemplo. É um ônibus adaptado para a realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos, um projeto da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Associação AMPARA Animal.
Segundo texto recebido da assessoria de imprensa, o projeto teve início na segunda-feira (18) com uma ação na região da Luz. A estimativa dos organizadores era de realizar 60 cirurgias de castração de cães e gatos. A parceria com a instituição foi viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social.  
Os atendimentos serão feitos em um ônibus preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo. 
 
 
 
Com uma atuação de seis dias em cada local, estima-se a realização mensal de aproximadamente 400 procedimentos de esterilização cirúrgica de cães e gatos apenas neste veículo. No ônibus, os animais atendidos também receberão o Registro Geral Animal (RGA) e serão microchipados. Seus tutores também serão orientados sobre Guarda Responsável.
A equipe de trabalho será composta diariamente por dois integrantes para a realização da coleta de dados e organização do público, dois estagiários responsáveis pela triagem pré-operatória dos animais, três médicos veterinários, sendo um responsável pela anestesia, um pela cirurgia e outro pelo pós-operatório, além de cinco enfermeiros auxiliares. 
 
Essa ação terá o apoio da Vetnil, especializada em produtos veterinários.
 
AMPARA Animal
Criada em 2010, a Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que trabalha na captação de recursos para amparar instituições e protetores independentes com ração, medicamentos e atendimento veterinário. 
 
A organização também realiza trabalhos para a conscientização de adultos e crianças sobre o cenário de abandono de animais. Atualmente, a associação conta com cerca de 250 protetores independentes cadastrados, entre São Paulo e Rio de Janeiro, auxiliando mensalmente cerca de 10 mil animais.

Fonte: Valle da Mídia Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário