segunda-feira, 26 de julho de 2021

Saiba como proteger seu pet do frio intenso desta semana

   Os Serviços de Meteorologia estão alertando: uma frente fria intensa vai chegar nos próximos dias às regiões Sul e Sudeste do País, atingindo também parte do Centro-Oeste. A cidade de São Paulo terá máxima na quinta-feira de 14°C e no Vale do Paraíba a cidade de São José dos Campos no sábado terá máxima de 18°C e mínima de 3°C, com possibilidade de geada.

A massa polar vai trazer chuvas, e o frio intenso e a alta da umidade vão exigir atenção e cuidados extras dos tutores de cachorrinhos e gatinhos.

Os cães e os gatos são animais adaptados a climas frios e secos. Essas espécies têm suas origens em regiões de clima frio a temperado do hemisfério norte. Por isso, nem cães e nem gatos desenvolveram na pele, como nós humanos, as glândulas sudoríparas, um recurso eficiente do organismo para o resfriamento de todo o corpo. Eles não contavam com o calor dos trópicos!

Entretanto, filhotes de cães e gatos e animais idosos têm pouca resistência ao frio intenso. Animais com problemas na coluna tendem a sentir dores nos dias de baixa temperatura. E mesmo adultos saudáveis se ficarem molhados irão tremer de frio, porque a capa protetora dos pelos, muito eficiente quando secos, não é impermeável.

Apesar de raças como Labradores e Golden Retrievers serem resistentes ao frio (surgiram respectivamente no Canadá e na Escócia), os pequenos Shit Zu, originários do Tibet, viviam dentro de mosteiros e não ao ar livre. E o vira-lata brasileiro (Sem Raça Definida, SRD), de pelo curto e liso, sente muito frio, sobretudo se estiver ventando.

A temperatura interna média de cães e gatos é de 38,5°C. Se a temperatura interna baixar além dos 36,5°C o metabolismo do organismo começa a ficar comprometido e podem ocorrer danos à saúde. Além disso, a baixa temperatura é oportunidade para a proliferação de doenças virais, a exemplo do que ocorre com os seres humanos. Nesta hora, valeu o investimento em vacinas. A doença Rinotraqueíte dos gatos e a Parainfluenza dos cães podem ser comparadas a uma “gripe”. Há imunizantes para estes vírus.

Então, não tenha dúvidas: filhotes e idosos devem usar roupinhas, ou ficarem dentro de casa, de forma a não gastarem toda energia disponível para se aquecer. Aos gatinhos, mais avessos às roupinhas, deve ser proporcionado uma “caverna”, uma cabaninha ou até uma caixa, onde ele vai se abrigar nestes dias e tirar uma soneca.

A turma já está chamando a frente fria desta semana de “nevasca” do ano. Mas a previsão de neve está restrita à região Sul e possivelmente, no Sudeste, ao Parque Nacional de Itatiaia.

Você vai perceber que os cachorrinhos e gatinhos são ótimas companhias nestas horas e juntos da gente aquecem o corpo e a alma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário