sexta-feira, 18 de novembro de 2022

COP 27: Amazônia e seus bichos estão no centro do debate das mudanças climáticas!

    Toda floresta é repleta de animais. Em meio às árvores e rios, há mamíferos, répteis, aves e invertebrados, como os insetos. Na Amazônia, quando se corta uma árvore, caem por terra ninhos, filhotes de macacos e de felinos que não conseguem escapar da devastação. De perto, portanto, olhando galho por galho, a destruição é maior do que a registrada pelos satélites do espaço.  

   A preservação da Amazônia, de sua flora e fauna, foi um dos importantes temas debatidos na 27º Conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, na semana passada (confira no site https://unfccc.int/cop27). 

  A principal preocupação na Conferência era com as mudanças climáticas no planeta e a relevância da Amazônia na manutenção da temperatura e a umidade da Terra. Cientistas já apontam claramente esta relação e países como França, Noruega e Alemanha sinalizaram disposição de colaborar com o Brasil na preservação deste enorme ecossistema. 

   Mas preservar a Amazônia é salvar também seus bichos, essenciais na vida da floresta. A lista dos moradores silvestres inclui a  onça-pintada, as tartarugas, as antas, os macacos, aves como o tucano. Nos rios, o mais popular é o boto-cor-de-rosa, e nos galhos os macaco-de-cheiro e macaco-prego.

   No Parque Nacional de Anavilhanas, no município de Novo Airão (AM), os turistas podem nadar perto dos botos-cor-de-rosa, apreciar a natureza selvagem e contribuir desta forma para a economia da comunidade da região. Nos passeios de barco no rio Negro, os turistas ficam impressionados com a alegria dos macacos que chegam perto em busca de petiscos. E já há na região a possibilidade de safari fotográfico atrás da onça-pintada. 

   Como diz ditado popular: a floresta vale mais de pé do que caída no chão!

   O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse no Egito que em futuro breve a Conferência do clima pode ser realizada na Amazônia, para que todos conheçam de perto este maravilhoso ambiente, de árvores altas, muita chuva, e milhões e milhões de animais. Pode ser passo decisivo para que não haja mais desmatamento ilegal e nem extinção de espécies.  

 

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário