sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Ser pai de pet não é moleza. Você merece a comemoração!

  Os tempos mudaram e hoje ninguém diz mais que é "dono" de cão e gato. Oficialmente, o que há são tutores de cachorrinhos e gatinhos. Mas, dentro de casa, o que ouvimos é pai do Rex e da Cacau, que agradecem com o rabo abanando, ou pai do Bigode e do Miau, que se esfregam nas pernas! 

  Portanto, neste Dia dos Pais vale um Parabéns também para aqueles que cuidam com muito amor e dedicação (além do cartão de débito e de crédito) dos seus bichinhos.  

  Ser pai de pet é padecer na petshop! 

  Brincadeira à parte, realmente não é fácil. Sozinho ou com a ajuda da esposa ou namorada, tem de comprar ração, pagar o banho, o passeador, e o médico veterinário. Saúde e bem-estar custam, e a conta não é pequena. Aumenta ainda com as inúmeras variedades de coleiras e de brinquedos para os amigos e amigas de quatro patas. 

  Além do bolso, há a participação. Atualmente, se um cãozinho ou um gatinho demonstra não estar bem de saúde, e não importa a hora do dia, tem de acordar e levar no veterinário, ou no mínimo ligar para ele de madrugada. Passear com os cachorrinhos é a primeira obrigação do dia!

  Nesta sexta-feira, um cliente se apresentou para mim: "Sou o avô", disse, esclarecendo que os cachorrinhos pertenciam a sua filha. Em outro dia, o menino perguntou: "Como está meu irmãozinho?" e olhou para o totó. 

   São fatos reais, da sociedade brasileira, e isso não é exclusividade nossa. Ocorre também mundo afora, do Japão à Inglaterra, da Austrália aos Estados Unidos.

   Além do amor pelos animais, e deles conosco, foram os avanços da Ciência que permitiram esses laços "familiares". E tudo é, de certa forma, muito recente.  

   No ultimo século, os cientistas desenvolveram vacinas (como a vacina contra a raiva), produtos contra pulgas e carrapatos e medicamentos que garantem a saúde dessas espécies domésticas e possibilitam uma convivência mais próxima com os humanos. O risco eram as inúmeras doenças consideradas zoonoses, aquelas que os animais podem passar para as pessoas. Atualmente, essa ameaça é mínima, se todos os cuidados forem tomados.        

    Portanto, o sofá e até a cama foram liberados para os peludos. 

   Neste Dia dos Pais encontre uma cafeteria, ou um shopping ou parque PET FRIENDLY e comemore com o seu pet! Será inesquecível!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário