sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Retrospectiva 2024: o herói é o cavalo Caramelo!
domingo, 8 de dezembro de 2024
Mantenha seus pets longe da ceia de Natal!
Todos os anos é o problema se repete. O tio quer fazer graça e começa a dar petiscos por debaixo da mesa para o cachorrinho ou a levar até o gatinho, escondido, pedaços de peru ou presunto da ceia de Natal. Tudo muito bem temperado.
A ceia dos humanos não tem nada a ver com a dieta saudável de um cão e de um gato. Rica em temperos, gordura, cebola, abacaxi, passas (sempre muitas passas) a mesa natalina é um risco para o sistema gastrointestinal de seu pet.
O ponto crítico é que os convidados não são avisados de que não é permitido dar comida aos animais. Mesmo se uma placa avisasse da restrição, depois de alguns goles de vinho ou cerveja, a turma iria relaxar e cair na sedução dos olhos repletos de pedidos dos pets.
As mesas com bombons então são um perigo! O chocolate (cacau) é tóxico aos cães. Manteiga e sorvetes podem intoxicar os gatos.
A solução é fazer uma ceia específica para seu cão ou seu gato. Uma comida caseira, sem sal e sem tempero. Essa opção é melhor até do que a compra de ceias de natal para pets, cujos ingredientes muitas vezes são desconhecidos pelo consumidor.
A receita para os pets:
O cães apreciam uma ceia bonita e colorida que dever ser feita com atum em lata, brócolis e cenoura cozidas, e um ovo de codorna também cozido.
Os gatos podem provar o atum em lata, ou salmão cozido, e um pouco de brócolis cozido.
Tudo a ser servido ao lado da mesa dos humanos.
Mas ponha uma plaquinha na porta para o tio fanfarrão: Estamos de olho! Não dê o peru de Natal temperado aos pets!
E bom Natal!