sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Nas festas, proteja seu pet dos fogos de artifício!

  Os cães e os gatos detestam os fogos de artifício. Os demais bichinhos também. Só um primata do planeta, o Homo Sapiens, parece se divertir com o barulho e as cores das explosões. Não são todos. 
  Da China, onde eram feitos inicialmente de bambu, os fogos se espalharam para o mundo e ganharam potência, cores e altura, como vemos atualmente no Ano Novo nas principais praias do País. 
  Nesta época de festas, portanto, é preciso manter seu pet devidamente protegido desta aberração artificial! Estouros na natureza remetem a coisas perigosas, como raios em dias de tempestade. Além disso, cães e gatos têm ouvidos apurados, sensíveis, o que amplifica o estrondo.
  A principal recomendação é manter os amigos de quatro patas em casa, fechar as janelas e montar para eles "uma caverna" usando cadeira (ou mesa) e cobertores. O abrigo de teto baixo e entrada estreita é compreendido pelos pets como um local seguro. 
  Caninos e felinos, domésticos ou silvestres, buscam uma toca para refúgio em caso de ameaça. Muitos deles, nasceram em tocas!
   O medo pode fazer com que alguns cães tenham a reação de "atacar" o barulho agressor e ir para a janela ou o quintal latir bravamente contra os fogos de artifício. Os gatos preferem o recuo e o esconderijo.
  O maior risco, sobretudo no Réveillon, é o de fuga de cães da casa! Surpreendidos pelos fogos, cães podem correr para a rua, saltar sobre muros, e desorientados desaparecerem no bairro. Um início de ano para esquecer!
   Já há inúmeras campanhas contra os fogos de artifício, mas enquanto alguns humanos acharem graça na coisa o jeito é proteger crianças, idosos e pets das explosões!
   Ah, vale lembrar: música relaxante ou sons da natureza, nos vídeo do YouTube, dentro de casa, ajudam nestas horas.  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário