segunda-feira, 14 de março de 2011

Na terra do Sol Nascente, o cão Hachiko é símbolo de resistência e lealdade

O cão Hachiko
Neste momento, em meio à tragédia no Japão, vale a pena lembrar a linda história do cão Hachiko, que nasceu em 1923 na província de Akita, no noroeste do país, região atingida por este último terremoto.

Hachiko tornou-se símbolo de lealdade e resistência no Japão, deu início ao Clube do Akita e foi imortalizado com uma estátua de bronze localizada diante da estação de trem de Shibuya, em Tóquio.

A estátua na estação de Shibuya
Tudo teve início em 1924, quando Hachiko foi morar em Tóquio, perto da estação de trem, com seu dono, um professor universitário. Todos os dias, o cão o acompanhava até o local de embarque e à tarde o esperava diante do portão principal da estação. Mas um dia o professor sofreu um derrame na universidade e morreu. Naquela tarde, Hachiko o esperou em vão na estação de trem de Shibuya.

O amor e a lealdade do cachorro da raça Akita surpreenderam toda a comunidade: por longos dez anos, até sua morte por velhice, Hachiko esteve no final da tarde diante da estação de trem com a esperança de ver seu dono chegar. O animal enfrentou todas as estações do ano, chuvas e nevascas. A história verídica foi parar nos cinemas de todo o mundo. No ano passado, ganhou uma versão americana, na qual o professor e dono do cão é interpretado pelo ator Richard Gere. O título do filme é Sempre ao Seu Lado. Fica aqui nossa homenagem a todos os amigos do Japão.

Abraços,
Ricardo Osman

6 comentários:

  1. Assisti ao filme "Sempre ao seu lado" e depois fui pesquisar a sobre o cão Hachiko. Realmente é uma história linda e surpreendente!

    Graciela

    ResponderExcluir
  2. A credibilidade de Ricardo Osman aliada ao seu amor pelos animais tornam este blog uma verdadeira referência do jornalismo ambiental. Tenho certeza de que será leitura obrigatória para quem quiser se informar sobre as novidades no mundo animal. abraço, Marcus Lopes

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Osman e' um dos REAIS amantes dos animais, sempre dedicado, atualizado e compartilhando sua sabedoria. Eu ainda nao sabia sobre Hatchi. Adorei a historia e vou procurar o DVD (que foi lancado este mes). Vai aqui abaixo um link para o trailer do filme, com legenda em portugues.
    http://www.youtube.com/watch?v=7iJASD1yu3E

    Ricardo, voce faz parte do pequeno numero de seres humanos que fazem a humanidade melhor.
    Um abraco da amiga do Canada.
    Anamaria

    ResponderExcluir
  4. Esse cachorro é realmente uma prova de que os animais são sem dúvidas, seres dotados de senciência, companheirismo e amizade.

    ResponderExcluir
  5. Esse cachorro além de ser lindo, mostra que um animal é capaz de amar uma pessoa, dá para perceber que realmente ele tem sentimentos, mesmo que ainda exista no mundo indivíduos que não acreditam nisso e acabam maltrantando-os por diversão!!!!
    Espero que com essa história verídica, muitas pessoas vejam o que um animal é capaz de fazer pelo seu dono!!!!!

    Parabéns Ricardo, super interesante a reportagem e linda homenagem aos nossos amigos japoneses!!!!!

    ResponderExcluir
  6. está historia éh realmente muito interessante e linda, um amor tão profundo que os animais senteem por nos sem esperar nda em troca.
    parabéns ricardo por mais esta reportagem lindissima e emocionante.
    um abraço Nayara

    ResponderExcluir